16 setembro 2009

Gêneros e Tipologias Textuais

Relatório do 4ª Oficina em Matias Olímpio/PI
Em 12/08/2009

Iniciamos o encontro às oito e meia com a mensagem “Livro da vida”, que trouxe uma reflexão sobre nossas vidas, de vivermos intensamente a cada dia. Levando a lição pra nossa profissão, devemos fazer tudo o que pensamos, planejamos não pensando em recompensas, mas por nossa própria realização como pessoa e como professor-educador.
Estudamos as unidades da TP3- Gêneros e Tipos Textuais. Com os objetivos de Caracterizar as sequências tipológicas narrativas, descritivas, injuntivas, preditivas, expositiva e argumentativa. Essas sequências tipológicas para alguns professores é novidade, e nas TPs esses conteúdos são trabalhados de maneira bem clara, uma linguagem precisa. O Gestar é um programa a luz dos PCNs , Parâmetros que já tem mais de uma década, mas que muitos professores ainda não conhecem as metologias das novas tendências pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa.
Falamos sobre o projeto de leitura da escola estadual “Augusto César Maia” que vai acontecer na sexta-feira, 18/09/2009. A cursista Maria Alves da Costa está à frente da proposta de incentivo a leitura, principalmente aos alunos do turno noturno, onde as dificuldades de aprendizagem é maior. A professora Jaqueline está trabalhando o cordel e os alunos irão dramatizar uma peça teatral sobre esse gênero tão popular. Inclusive foram utilizadas algumas atividades das AAAs pra ilustrar o gênero Cordel.
Apresentei em slides as dez maneira para que nossos alunos adquiram o gosto pela leitura. Pois sabemos que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
A análise dos slides foi muito oportuno para o momento já que estamos trabalhando a TP3- Gêneros e Tipos Textuais. Sugeri uma sequência didática a professora Irene , entreguei-lhe alguns textos e apresentei-lhe a revista Nova Escola, do mês de agosto, que traz como tema Gêneros Textuais, para que ela trabalhe com alunos de 6º ao 9º ano.
Marcamos o próximo encontro para sábado dia 19/09/2009.
Formadora do Gestar II de Língua Portuguesa
Silvana Silva

01 setembro 2009

Unidade Escolar Professora Teresinha Bastos- 15 anos de Histórias

TERESINHA BASTOS – UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

15 Anos de História



Há muitos anos atrás
Numa cidade do norte
Um prefeito construiu uma casa,
Antes de sua morte.

Passados alguns anos
Em nova administração
A casa foi transformada
Em lugar de educação.

Depois da obra concluída,
Deram-lhe um nome interessante,
Pois valorizar nossa gente
É uma atitude brilhante.

Por se tratar de uma escola
Seria justo homenagear
Uma pessoa da terra
Que muito soube educar.

Teresinha Bastos foi
O nome que deram à escola
Hoje a maior do município
Onde a educação é show de bola.

A Escola Teresinha Bastos
É uma escola amorosa
Os alunos se sentem bem
Por ser ela maravilhosa.


Lá tem alunos que estudam
Outros não querem não
Aqueles que não estudam
Já sabem, ficarão na mão.

Dela muitos se orgulham
Pois estudam com esforço
Para ser bom profissional
E não ficar no fundo do poço.

O colégio Teresinha Bastos
É uma escola de tradição
Por ela passam muitos alunos
Que um dia se formarão.

O auxílio na educação
É tarefa de professores geniais
Pois lidam com alunos prestativos,
Esforçados e intelectuais.

Os alunos fazem atividades
Todos são capacitados
Discutem quando necessário
Pois importante é o aprendizado.

O livro é grande amigo
Precisa ser bem cuidado
São pelos alunos protegidos
Com amor são encapados.


Esta escola onde todos
Estudam pra valer
Precisa ser valorizada
E assim não parar de crescer.

Falando em crescimento
É importante ser citado
Algumas atividades que são
Pela escola realizadas.

É como muito empenho e dedicação
Que trabalham os profissionais
Pra mostrar à comunidade
Que cada um ama o que faz.

Não importa a área de trabalho
O importante é o sucesso
Pois uma escola desenvolvida
Leva o país ao progresso.

Como já falamos anteriormente
Das atividades desenvolvidas
Começaremos a mostrar
As ações desta escola querida.

Já teve feira de ciências
Projeto de arborização
A escola já foi até
Às margens do Parnaibão.



Às margens rio Parnaíba
Foi realizado o plantio
De várias espécies de plantas
Para proteger nosso rio.

O Teresinha também se destaca
Nas tradições locais
Tem alunos que dançam bem
Esses alunos do Teresinha são demais

Também é valorizada aqui
A cultura africana
Com projetos desenvolvidos
Por uma professora bacana.

A Quadrilha Explosão Junina
É grande destaque local
Formadas por alunos dedicados
Que lutam pelo mesmo ideal.

Pra falar tudo do Teresinha
É preciso bastante tempo,
Pois a nossa escola vive
Em constante desenvolvimento.

Por aqui vamos dar fim
Em nossas informações
Se quiser saber mais
Participe de nossas ações.

Alunos 7º A, 7º B e 8º B