22 julho 2010

III SEMINÁRIO DA UNDIME-PI

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí realizou o III Seminário da UNDIME-PI nos dias 13,14 e 15 de julho/2010 em Teresina. Tema: "Fortalecendo a Gestão Municipal de Educação para a melhoria da qualidade do ensino público". A presidência da Undime-PI preparou uma belíssima abertura com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Piauí, que além do Hino do Piauí, prestigiou o público com um belo repertório. A composição da mesa contou com o representante do governo do Estado do Piauí, a Presidente da Undime-PI, Secretária Estadual de Educação,Secretário Municipal de Educação de Teresina-PI, Presidente do CEE/PI, representante do Presidente da APPM.


A diretora da U. E. "Prof. Teresinha Bastos " Vera Lúcia Carvalho Freitas, a secretária municipal de Educação Ivanete Ferreira Rocha e a coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino professora Silvana Maria da Silva na abertura do evento. A Conferência da abertura foi sobre o papel da UNDIME no fortalecimento da Educação Municipal, dada pelo ministrante prof. Carlos Eduard Sanches- Dirigente Municipal de Educação de Castro-Paraná e Presidente da UNDIME Nacional.
Alunos do Peti, que tem aulas através do Projeto Fauta doce, do município de Barras-PI fez uma apresentação de músicas populares.

A Orquestra Sinfônica do Piauí emocionou a todos com um belo repertório, ao final foram aplaudidos de pé.
PROGRAMAÇÃO DAS CONFERÊNCIA
Conferência I - Apresentação dos resultados do Programa Primeiro Aprender - ministrante Rui Aguiar
Conferência II - Artes e Educação Física no Ensino Fundamental de Nove Anos - ministrante Maria Aparecida Dias - UFRN
C onferência III - Ensino Fundamental de Nove Anos: Impacto no processo de alfabetização - ministratrante Aricélia Ribeiro -SEB/MEC
Conferência IV - Formação e Valorização dos Profissionais da Educação -Maria Izabel Noronha - CNE
Conferência V - Processo de Avaliação em Larga Escala para Auxiliar a Compreensão do Ensino Fundamental - ministrante Ana Paula de Medeiros Ribeiro- UFC
Conferência VI - Formação Continuada de Professores - ministrante Maria Pilar - SEB/MEC
Projeto Protagonismo Juvenil na Escola: Inclusão produtiva de Jovens de Agricultura Familiar - Joaquim Araujo de Sá- DME do Município de Jaicós

09 julho 2010

RESGATANDO MEMÓRIAS


Lembranças triste de uma criança

Quando eu era bem pequeno, tive que sofrer coisas terríveis. Morava na beira do rio Parnaíba, quando veio a enchente e levou tudo. Que tristeza! Meu pai ficou muito nervoso, enquanto decidiam para onde íamos. As autoridades nos conduziram para o colégio Otávio Falcão. As águas levaram tudo e a gente sem poder fazer nada, só mesmo pedir a Deus que nos tirasse daquele lugar.

Aquela enchente quase acabou com a minha vida e a vida dos meus pais..., lembro-me de nós lá no canto da sala do colégio, chorando. Meu pai já nem tinha palavras de consolo pra nos dar. Via as crianças, as mães andando de um lado para o outro sem poder fazer nada, alguns dormiam no chão frio perto um do outro para se aquecerem.

No dia seguinte as autoridade levaram mantimentos, roupas, colchões para os desabrigados.Nós nos alegramos muito, as crianças brincavam, com a bolacha na mão, mortas de alegres. Naquela hora meu pai chorou ao ver a nossa alegria pulando no colchão. Agradeci a Deus por ter tocado no coração daquelas pessoas de outros estados e agora quando eu me lembro eu choro escondido dos meus filhos, pois foi uma história muito marcante na minha infância.

(Patrícia Silva Batista – aluno do 7º “A” da U. E. Profª. Teresinha Bastos)