29 abril 2011

Encontros Pedagógicos Coletivos - Língua Portuguesa










COMPARTILHANDO IDEIAS

Os professores da rede municipal de Porto-PI realizam os encontros pedagógicos coletivos semanalmente de acordo com as diferentes áreas do conhecimento, às quartas-feiras os professores de língua portuguesa, às sextas-feitas é a vez dos profissionais da matemática, ambos os grupos encontraram-se para trabalhar os eixos e tópicos da Prova Brasil que acontecerá em novembro/2011. Os coordenadores e professores de língua portuguesa e matemática estudam os descritores relacionados a cada tópico, discutem as questões propostas e elaboram outras atividades para trabalharem em sala de aula. Todo o material pode ser encontrado no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -INEP no endereço (www.inep.gov.br). Os professores têm demonstrado interesse e compromisso durante as discussões e resolução das atividades propostas pelos coordenadores.
O ato de planejar faz parte da vida do ser humano, pois o desejo de transformar os sonhos em realidade objetiva, é uma preocupação marcante de toda pessoa. E a escola mais do que nunca precisa estar alinhada aos desafios das avaliações nacionais propostas pela Secretaria de Educação Básica/ MEC no compromisso de Todos pela Educação.

Porto, 27 de abril de 2011.

26 abril 2011

NÃO AO BULLYING - Alunos do 9º "A"
































BULLYING: Um problema que merece tradução



A professora Emília Marques e os alunos do 9º "A" da U. E. Profª Teresinha Bastos apresentaram para os alunos das outras turmas os trabalhos produzidos durante as aulas de Língua Portuguesa sobre o Bullying. A direção da escola reuniu os alunos no pátio para prestigiarem os resultados das pesquisas que deram origem a peça teatral, confecção de cartazes, elaboração de informativos, seleção de vídeos, apresentação de slids e depoimento da convidada Kelly Marques, vítima de bullying na escola. O objetivo da atividade foi discutir com os alunos sobre comportamentos agressivo físico e moral, dando ênfase ao respeito ao próximo, as diversidades, solidariedade, entre outros valores para que possamos superar esse desafio.






























18 abril 2011

18 DE ABRIL DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL























18 de Abril Dia Nacional do Livro Infantil


LEITURA PRAZEROSA ESCRITA FABULOSA


A U. E. Nilo Soares do Rêgo comemorou hoje, nos turnos manhã e tarde, o Dia Nacional do Livro Infantil. Os alunos se divertiram muito com as histórias contados nos livros, com a declamação da aluna Paula Bonfim, a fábula lida pela merendeira dona Diná, as oficinas de leitura e produção de texto. O diretor da U. E. Profª Edite Lima realizou uma oficina sobre poesia. O objetivo maior do dia de leitura na escola foi promover leituras prazerosas de forma lúdica.

14 abril 2011

GESTÃO : "O TRABALHO TRANSFORMA"













REALIZAÇÃO DE UM SONHO...

A Prefeitura Municipal de Porto-PI concluiu a Ampliação e Reforma da Unidade Escolar "Professora Teresinha Bastos", e no último sábado (09/04) o Prefeito Dó Bacelar e a Secretária de Educação professora Ivanete Rocha entregaram a tão sonhada obra à comunidade escolar. A Direção da escola convidou o pároco da cidade Pe. Adão Rebeiro para abençoar aquela casa de educação. O eventou contou com a presença do Vice-governador do Piauí e sua comitiva, Deputados , Secretários Municipais, Vereadores, Diretores, Coordenadores, Professores, alunos e a comunidade portuense. Foi mesmo a "realização de um grande sonho...", é isso que se ouve por todos. Diretores, professores, pais e alunos reivindicavam a muito tempo a melhoria do espaço escolar, pois sabe-se que é na escola que se forma a esperança de qualquer país. A professora Ivanete Rocha no seu pronunciamento parabenizou o prefeito pela atual gestão e agradeceu aos operários pelo empenho e dedicação. A Unidade é composta de 01 diretoria, 01 sala de professor, 01 cantina, 01 copa, 10 salas de aula,01 laboratório, 01 biblioteca, 01 auditório, 01 pátio aberto, 03 banheiros. A mesma atende alunos do Ensino Fundamental e EJA nos turnos manhã, tarde e noite.