24 agosto 2011

Planejamento Coletivo - Língua Portuguesa

Frase do dia:
" Porque sou do tamanho do mundo
daquilo que eu sinto, que vejo
e que faço, não do tamanho que
os outros me enxergam".
(Carlos Drummond de Andrade)
O Planejamento Coletivo Semanal de Língua Portuguesa do dia 24/08 aconteceu na Secretaria Munipal de Educação, das 8h às 12h, com os professores de Língua Portuguesa das escolas municipais de Porto-PI. A coordenadora Silvana Silva abordo o tema "Estrutura da Língua - coerência e coesão", texto retirado do livro Usando texto na sala de aula: Tipos e Gêneros Textuais do IAB. Durante os encontros semanais pedagógicos, coordenadora e professores estudam temas referentes aos projetos de leituras que as escolas estão desenvolvendo este ano 2011, os projetos tem como tema Gêneros Textuais na Produção de Saberes. Fizeram parte da pauta o Resultado da Recuperação do primeiro semestre, Avaliação do mês de agosto, Prova Brasil(que acontecerá do dia 08 à 15/Novembro). A professora Clarissa Lira socializou a experiência dos alunos do 9º"B" tarde da Unidade Escolar "Professora Teresinha Bastos" na atividade de leitura de diferentes gêneros como romances, contos, crônicas, peça teatral. As mais comentadas foram "Os Miseráveis", "O Fingidor e o "O Santinho", ambos livros do Programa Literatura em Minha Casa, ressalta entusiasmada a professora.Comentou ainda que os discentes já pediram a ela que levasse outros títulos para eles. O professor Francisco Geronço comentou que já tinha trabalhado o contéudo coesão e coerência no 1º ano do ensino médio em uma outra escola, e que as dificuldades são enormes devido a falta de leitura dos alunos. As professoras Edna Santos e Socorro Ferreira resolveram questões sobre diferentes gêneros textuais, observaram que muitas vezes os alunos erram as questões de interpretação por falta de atenção na leitura, ou por desconhecer os elementos de coesão presente nos textos. A coordenadora marcou pra dia 29/08 a análise das próximas avaliação que serão aplicados nos dias 01 à 03/09 na Unidade Escolar "Professora Teresinha Bastos".




23 agosto 2011

III Seminário Internacional IAB

A Secretária de Educação de Porto-PI professora Ivanete Rocha participou do III Seminário Internacional realizado pelo Instituto Alfa e Beto no Ensino de Matemática nas Séries Iniciais, nos dias 18 e 19/08/2011, na cidade do Rio de Janeiro. O município de Porto-PI aderiu a política de correção de fluxo em 2010 e continuou com o programa este ano.A Secretaria de Educação ficou entusiasmada com a metodologia do programa tanto na área de linguagem como também da nova proposta na área de matemática.As principais palestas aconteceram pelos especialistas estrangeiros e pelo idealizador do IAB.O Conferencista Xavier Seron abordo o tema: Cérebro e matemática: algo a ver? ; William Schmidt falou sobre: Matemática: o que ensinar nas séries iniciais- e antes delas; Daniel T. Willingham: Matemática: como ensinar nas sérias iniciais; Hung-Hsi Wu : Matemática: o que o professor das séries iniciais precisa saber.
Ao lado da alfabetização e do ensino da Língua Portuguesa, o ensino de Matemática continua sendo um dos grandes desafios das escolas públicas. Os resultados da Prova Brasil e do PISA revelam que o desempenho dos alunos em Matemática ainda é pior do que em linguagem.
Em seminários anteriores o IAB já tratou da alfabetização e do ensino da língua. No seminário de 2010 aconteceu  uma primeira abordagem sobre o ensino de matemática.
Dado o interesse suscitado pelo tema e o lançamento da Coleção IAB de Matemática o o Instituto decidiu  focar o seminário de 2011 na análise da evidência científica sobre o que efetivamente funciona no ensino de matemática nas séries iniciais.







CÉREBRO E MATEMÁTICA: ALGO A VER?

Nos últimos anos, a neurociência vem dando importantes contribuições para a compreensão de como o cérebro se desenvolveu, ao longo do tempo, para lidar com quantidades, dimensões, conceitos e operações matemática. Os avanços da psicologia cognitiva vêm permitindo observar que - diferentemente do que propunha Jean Piaget - as crianças desce cedo são capazes de aprender conceitos matemáticos e lógicos. Mas nem tudo é simples e fácil - o cérebro humano tem mais facilidade para aprender de forma analógica - por aproximação e estimativas - do que para fazer cálculos precisos. As características do cérebro apresentam desafios que devem ser levados em conta na elaboração dos currículos e programas de ensino, desde o berço, e, sobretudo, nas séries iniciais. Esta sessão vai explicar como o cérebro pode ser desenvolvido para lidar com conceitos e operações matemáticas. Além dos avanços, esta sessão também irá apresentar os limites dos conhecimentos atuais da neurociênicia.

19 agosto 2011

PROGRAMA ALFA E BETO

Os professores das Unidades Escolares João Antonio de Miranda, Tote Oliveira, Nilo Soares do Rêgo, Profª Albertina Damasceno e Profª Edite Lima lotados nos 1º e 2º ano da rede municipal de ensino de Porto-PI participaram da capacitação do Programa Alfa e Beto nos dias 15 a 18/08/11. A Secretária Municipal de Educação professora Ivanete Rocha e a coordenadora Kelly Marques iniciaram a formação falando sobre a importância da alfabetização dos alunos na idade  própria. O curso aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e tem a finalidade de ajudar os professores na organização das aulas.
Durante o encontro, a coordenadora do Alfa e Beto repassou aos professores informações pertinentes ao desenvolvimento de atividades em sala de aula, como a relação existente entre o livro e o manual de consciênia fônica, e sugeriu ações para serem realizadas com alunos atendidos  pelo programa.
A finalidade desse encontro é subsidiar os professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais a desevolver atividades que promovam a alfabetização  plena das crianças. O Programa disponibiliza um vasto material a ser trabalhado por cada professor e se diferencia pelo acompanhamento constante dado ao profissional, que se vê amparado para solucionar as dificuldades surgidas no cotidiano. Além disso, o Alfa e Beto traz a dinamicidade necessária para estimular a criança a ler e escrever.
O principal objetivo do Alfa e Beto é fazer com que os alunos aprenda a ler, uma vez que a leitura é a base para a continuação da escolaridade. "Dessa forma, propomos estratégias para recriar uma rotina de ensinar os alunos a ler. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor será para o aluno e professores que utilizam a metodologia do Alfa e Beto", conclui a professora Ivanete Rocha, Secretária Municipal de Educação.
O Programa Alfa e Beto de Alfabetização dispõe de um conjunto rico e variado de materiais que contemplam todas as competências previstas no Programa de Ensino:
Consciência Fonêmica
Princípio Alfabético
Decodificação
Fluência
Desenvolvimento de vocabulário
Estratégias de compreensão de textos
Competência da escrita
O programa e os materiais são elaborados de acordo com os princípios de ensino estruturado, facilitando a vida do professor.
Todas as propostas de atividades do programa são baseadas nas evidênicas científicas atuais da Ciência Cognitiva da Leitura.
O ensino da decodificação utilizada pelo método fônico, comprovadamente o mais eficaz para promover a efetiva alfabetização das crianças.
Há materiais para o aluno, para a classe, para o professor, para a escola e para a Secretaria de Educação.
O programa inclui instrumentos de gerenciamento pedagógico para o professor, escola e Secretaria de Educação.
O IAB oferece capacitação e assitênica gerencial e pedagógica.












11 agosto 2011

PREMIAÇÃO DOS ALUNOS MEDALHISTAS NA OBMEP E OBFEP/2010











A Unidade Escolar "Professora Teresinha Bastos" e a Comissão de Premiação da OBMEP reuniram na manhã de hoje, 11/08, a comunidade escola, diretores das escolas municipais, diretor da Unidade Escolar "Otávio Falcão", Conselho Tutelar, representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, a secretária de educação professora Ivanete Ferreira Rocha e pais de alunos para a premiação dos alunos medalhistas nas Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Olimpíada de Física das Escolas Públicas.É pela primeira vez que alunos do município de Porto-PI recebem essa premiação, em edições anteriores alcançaram apenas menção honrosa. Durante a solenidade os alunos do Programa Flauta Doce acompanhados pela professora Eurenice Santos fizeram a execução do hino de Porto, e logo após iniciaram os discursos da diretora da escola Vera Lúcia , dos coordenadores de Matemática e Ciências professores Paulo Freitas e Cremilda Mendes, da comissão da OBMEP Sissy Sousa e Paulo Sérgio, da secretária de educação professora Ivanete Rocha.Na sequencia aconteceu a entrega dos certificados, medalhas. A secretária de educação entregou duas bicicletas para os medalhistas Ceyson Francisco e Juvenal da Costa, e um relógio para o aluno Marcus Vinícios. O coordenador de Matemática Paulo Freitas,  emocionou pais e alunos  com o seguinte discurso:

"Quero falar da alegria de estarmos realizando hoje juntamente com a OBMEP esta solenidade que premia nossos alunos Cleysson Francisco (medalha de bronze na olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas), Juvenal Alves da Costa (medalha de bronze na olimpíada brasileira de Física das escolas públicas) e ainda o aluno Marcus Vinícius da Unidade Escolar Otávio Falcão (que conquistou o certificado de menção honrosa na OBMEP).
Em educação nada acontece por acaso ou de forma isolada, mas sim através da soma de esforços, responsabilidade e comprometimento de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem.
Por isso estamos hoje comemorando uma conquista não somente da Matemática e da Física, mas de todos:
 Do nosso município, que agora tem alunos medalhistas em olimpíadas a nível nacional;
 Da rede municipal de ensino com todos os seus profissionais de ensino, que tem como gestora a profª Neta, uma pessoa comprometida com a melhoria da nossa educação, nos dando todo o apoio necessário:
 Da rede estadual, aqui representada pelo prof° Dário, Prof° Inácio;
 Nossas diretoras, profª Verinha e Fatinha, sempre preocupadas com o melhor para os alunos desta Unidade;
 Dos colegas coordenadores das outras áreas, pois somos todos parceiros dos projetos imprescindíveis para o desenvolvimento pleno do aluno;
 Dos professores, verdadeiros agentes na transmissão do conhecimento;
 Da comunidade em geral;
 E da família do Cleysson, do Juvenal e do Marcos Vinícius.
Parabenizo a OBMEP por se fazer presente aqui em nossa escola hoje, pela organização e credibilidade com que conduz todo o processo de classificação e premiação.
Parabenizo ainda a todos os estudantes pela passagem do seu dia, hoje, 11 de agosto.
Continuaremos trabalhando para que mais frutos possamos colher, não só na Matemática e na Física mas em todas as áreas. É este o caminho no qual queremos ver nossos alunos trilhar daqui pra frente."
Porto(PI),11/08/2011


09 agosto 2011

VOLTA ÀS AULAS!




     
A Unidade Escolar "Professora Albertina Damasceno" preparou-se para recepcionar os alunos para o segundo semestre do ano letivo de 2011. A direção, coordenação e professores prapararam atividades diferenciadas e lúdicas para a primeira semana no retorno às aulas. A escola localizada no bairro Alto Bonito da cidade de Porto-PI atende alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e tem na atual gestão a professora Raimunda de Carvalho Vale, profissional comprometida com a educação do município. A mesma declarou sobre as expectativas das avalições nacionais Provinha Brasil de Matemática e Prova Brasil que os alunos do ensino fundamental se submeterão este ano. A direção da escola já traçou ações para manter um bom relacionamento com os pais e a comunidade local para o apoio efetivo no acompanhamento da aprendizagem dos alunos. A gestora fez um breve discurso para registrar o retorna das atividades escolares no dia 1º de agosto : "Desejamos a todos um bom retorno às aulas. Preparamos a escola para que nossos alunos possam ter um ótimo ambiente de estudo e que sintam prazer em permanecer na escola. Esperamos que vocês se sintam bem aqui, pois ela representa o esforço coletivo da direção, coordenação, dos professores e dos funcionários para lhes oferecer o que há de melhor. Contamos com o apoio dos pais e compromisso dos alunos para a melhoria da qualidade da educação da nossa escola. Vamos continuar mantendo o diálogo e o bom relacionamento com a comunidade escolar no segundo semestre de 2011." A diretora declarou a esse blog que desde que assumiu a direção em 2009 a escola foi contemplada com vários programas federais que proporcionou melhorias não só no espaço físico como também os recursos pedagógicos de suporte ao professor na execução de ações metodológicas no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Outra ação importante para a escola foi a instalação do laboratório de informática, espaço de pesquisa para alunos e professores. A escola conta ainda com vários Kits de jogos pedagógicos bas diferentes áreas do conhecimento, instrumentos musicais, equipamento de som e imagem, material de pedagógico para uso coletivo nas atividades de classe. Esse ano 120 alunos participam de aulas de flauta ministradas pela professora Eurenica Santos no contraturno, as flautas foram adquiridas pelo PDE-Escola executado em 2010. A mesma ressaltou ainda o apoio da Secretaria Municipal de Educação nos projetos desenvolvidos pela escola e nas festas comemorativas como a Festa das Mães, Festival Junino, Dia do Folclore, 7 de Setembro, Dia da Criança, etc.