13 abril 2010

A INOVAÇÃO FAZ PARTE DO CONHECIMENTO

Um jornal para os pais e a comunidade
A Unidade Escolar “Profª Teresinha Bastos” faz o lançamento do I Jornal da escola, que tem como objetivo divulgar as ações dos alunos, dos professores e da atual gestão. O jornal será trimestral e contará com a participação de toda a comunidade escolar para a próxima edição. Os discentes terão a oportunidade de escrever notícias, texto publicitários, charges, crônicas e resenhas de filmes e para que todos possam conhecer o trabalho realizado pela escola.



Quando o assunto é educação, é necessário a participação de todos, e o jornal é um bom exemplo. Esse projeto só foi possível porque teve o apoio da direção da escola e a participação dos alunos e professores. A coordenação ficou responsável pela digitação e impressão do mesmo.
A inovação faz parte do conhecimento, pois com a participação dos alunos no jornal e no blog da escola eles podem desenvolver os diferentes gêneros textuais e com o apoio dos educadores o trabalho com a produção de textos fica bem mais fácil.
É preciso dar voz ao aluno nas salas de aulas para que a aprendizagem aconteça de forma coletiva e participativa, porque quando o aluno se integra, o ensino passa a fazer parte da sua vida. Ele tem tudo a ver com o que esta sendo ensinado.


O Jornal Teresinha Bastos foi distribuído para alunos, professores ,para as outras escolas do município e repartições públicas. Um exemplar foi afixado no mural da escola. O professor de Geografia Júnior Lima foi a rádio comunitária da cidade para explicar o objetivo do jornal e pedir o apoio dos pais e da comunidade.



Nas reuniões de pais dos alunos dos 5º ao 9º que aconteceu nos dias 12,13 / abril, nos turnos manhã e tarde, o coordenador João Elton leu uma das matérias escritas pelas professoras Angélica Barbosa e Eloísa Marques sobre a importância da família na escola. O mesmo falou sobre o objetivo do jornal e pediu a contribuição para as próximas edições. “O nosso desafio é preparar os alunos para o mundo, e por isso teremos que usar todas as ferramentas disponíveis para despertar a motivação para o aprendizado. Se eles não têm estímulo em casa, temos de fazer isso na sala de aula. E ter uma sala com computadores à internet, faz muita diferença para atingirmos este objetivo”, explica o coordenador pedagógico João Elton.
"A busca pelo respeito e pela confiança da comunidade faz parte das prioridades da escola dentro dos projetos pedagógicos desenvolvidos nos últimos anos. Houve uma retomada das ações desenvolvidas em 2009 que vale a pena comentar para valorizar os alunos que deixaram a escola em 2010", ressalta a diretora Vera Lúcia.