16 setembro 2009

Gêneros e Tipologias Textuais

Relatório do 4ª Oficina em Matias Olímpio/PI
Em 12/08/2009

Iniciamos o encontro às oito e meia com a mensagem “Livro da vida”, que trouxe uma reflexão sobre nossas vidas, de vivermos intensamente a cada dia. Levando a lição pra nossa profissão, devemos fazer tudo o que pensamos, planejamos não pensando em recompensas, mas por nossa própria realização como pessoa e como professor-educador.
Estudamos as unidades da TP3- Gêneros e Tipos Textuais. Com os objetivos de Caracterizar as sequências tipológicas narrativas, descritivas, injuntivas, preditivas, expositiva e argumentativa. Essas sequências tipológicas para alguns professores é novidade, e nas TPs esses conteúdos são trabalhados de maneira bem clara, uma linguagem precisa. O Gestar é um programa a luz dos PCNs , Parâmetros que já tem mais de uma década, mas que muitos professores ainda não conhecem as metologias das novas tendências pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa.
Falamos sobre o projeto de leitura da escola estadual “Augusto César Maia” que vai acontecer na sexta-feira, 18/09/2009. A cursista Maria Alves da Costa está à frente da proposta de incentivo a leitura, principalmente aos alunos do turno noturno, onde as dificuldades de aprendizagem é maior. A professora Jaqueline está trabalhando o cordel e os alunos irão dramatizar uma peça teatral sobre esse gênero tão popular. Inclusive foram utilizadas algumas atividades das AAAs pra ilustrar o gênero Cordel.
Apresentei em slides as dez maneira para que nossos alunos adquiram o gosto pela leitura. Pois sabemos que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler, talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.
A análise dos slides foi muito oportuno para o momento já que estamos trabalhando a TP3- Gêneros e Tipos Textuais. Sugeri uma sequência didática a professora Irene , entreguei-lhe alguns textos e apresentei-lhe a revista Nova Escola, do mês de agosto, que traz como tema Gêneros Textuais, para que ela trabalhe com alunos de 6º ao 9º ano.
Marcamos o próximo encontro para sábado dia 19/09/2009.
Formadora do Gestar II de Língua Portuguesa
Silvana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário