O amigo do Gestar II de Língua Portuguesa, professor João Elton, fez questão de desenhar os formadores Maurício e Fábio, nada mais justo já que todos os cursistas e a formadora Silvana Silva também foram caricaturados. A imagem foi apresentada no último encontro do Gestar II, no dia 07/10. No encontro estudavam a TP1 Linguagem e cultura - Unidade I Variantes Linguísticas: dialetos e registros. O texto foi um bom exemplo do assunto estudado.
RELATÓRIO DA OFICINA DO GESTAR II
PORTO, 07/OUTUBRO DE 2009
Iniciamos o encontro com um vídeo de auto-estima “Gente fina”. Lemos os objetivos da Oficina e juntos fizemos a oração do professor. Apresentei a Unidade 01 do caderno Teoria e Prática 01- Língua e Cultura. Fizemos um levantamento de todos os TPs já estudados, e perguntei por qual motivo eles achavam que iniciamos a formação continuada pela TP3. Surgiram várias opiniões, mas umas das cursistas chegou a conclusão mais acertada de acordo com as instruções dos formadores da Unb.
Analisamos algumas questões da prova do Enem, divulgada pelo Mec, e observamos a variedade de textos e os descritores de cada questão. A professora Suelly fez uma observação dizendo que as questões não diferem dos exemplos do guia e das questões para a prova Brasil.
Em seguida lemos juntos uma história em quadrinho do Chico Bento, para ilustrar os dialetos da Língua Portuguesa. Além disso fizemos a interpretação dos quadrinhos e após várias discussões concluímos que todo professor deve conhecer a realidade dos alunos, atitudes e comportamentos, para que possa avaliá-lo de forma mais justa. Pois a mudança de atitude muitas vezes esconde problemas familiares que a escola desconhece.
A sala estava arrumada em grupos de três e foram formados de acordo com a ordem de chegada dos cursistas. Nas mesas estavam os bombons com forma de abelhinhas(dinâmica já mensionada no portifólio), além de servir para a divisão dos grupos, pedi que produzissem textos sobre a dinâmica, foram criadas fábulas, poesias e uma tirinha.
Formaram-se os grupos para a resolução de algumas atividades da AAA1 para aplicarem em sala de aula, os mesmos leram os textos e planejaram sequências didáticas para as atividades escolhidas, na oportunidade da formadora do Gestar II de Língua Portuguesa irá participar da aplicação da aula. E durante os plantões pedagógicos cursistas e formadora selecionaram o material como texto de reflexão, cópias e outros recursos.
Como dia 07/10 é dia do compositor, levei a letra de músicas como Epitáfio (Titãs), É preciso saber Viver(Titãs), Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Amor Maior (Jota Quest) para fazermos a avaliação do encontro. Cantamos cada uma das canções e os grupos através da mensagem de cada uma das músicas os cursistas fizeram a avaliação do encontro.
No final do encontro a formadora apresentou alguns vídeos em homenagem ao dia do professor, próxima quinta-feira dia quinze de outubro.
Formadora do Gestar II
Silvana Silva
RELATÓRIO DA OFICINA DO GESTAR II
PORTO, 07/OUTUBRO DE 2009
Iniciamos o encontro com um vídeo de auto-estima “Gente fina”. Lemos os objetivos da Oficina e juntos fizemos a oração do professor. Apresentei a Unidade 01 do caderno Teoria e Prática 01- Língua e Cultura. Fizemos um levantamento de todos os TPs já estudados, e perguntei por qual motivo eles achavam que iniciamos a formação continuada pela TP3. Surgiram várias opiniões, mas umas das cursistas chegou a conclusão mais acertada de acordo com as instruções dos formadores da Unb.
Analisamos algumas questões da prova do Enem, divulgada pelo Mec, e observamos a variedade de textos e os descritores de cada questão. A professora Suelly fez uma observação dizendo que as questões não diferem dos exemplos do guia e das questões para a prova Brasil.
Em seguida lemos juntos uma história em quadrinho do Chico Bento, para ilustrar os dialetos da Língua Portuguesa. Além disso fizemos a interpretação dos quadrinhos e após várias discussões concluímos que todo professor deve conhecer a realidade dos alunos, atitudes e comportamentos, para que possa avaliá-lo de forma mais justa. Pois a mudança de atitude muitas vezes esconde problemas familiares que a escola desconhece.
A sala estava arrumada em grupos de três e foram formados de acordo com a ordem de chegada dos cursistas. Nas mesas estavam os bombons com forma de abelhinhas(dinâmica já mensionada no portifólio), além de servir para a divisão dos grupos, pedi que produzissem textos sobre a dinâmica, foram criadas fábulas, poesias e uma tirinha.
Formaram-se os grupos para a resolução de algumas atividades da AAA1 para aplicarem em sala de aula, os mesmos leram os textos e planejaram sequências didáticas para as atividades escolhidas, na oportunidade da formadora do Gestar II de Língua Portuguesa irá participar da aplicação da aula. E durante os plantões pedagógicos cursistas e formadora selecionaram o material como texto de reflexão, cópias e outros recursos.
Como dia 07/10 é dia do compositor, levei a letra de músicas como Epitáfio (Titãs), É preciso saber Viver(Titãs), Asa Branca (Luiz Gonzaga) e Amor Maior (Jota Quest) para fazermos a avaliação do encontro. Cantamos cada uma das canções e os grupos através da mensagem de cada uma das músicas os cursistas fizeram a avaliação do encontro.
No final do encontro a formadora apresentou alguns vídeos em homenagem ao dia do professor, próxima quinta-feira dia quinze de outubro.
Formadora do Gestar II
Silvana Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário