09 março 2012

TRABALHANDO ORALIDADE EM SALA DE AULA







Alunos da Unidade Escolar Professora Teresinha Bastos estão trabalhando a oralidade através de peças teatrais, exposição oral os conteúdos trabalhados pela professora ,de Língua Portuguesa, Jandira Paiva. A docente tem mostrado-se satisfeita com a participação e o desenvolvimento dos alunos durante as aulas.
As práticas de ensino de língua são de modo geral, fundamentadas na modalidade escrita, eximindo quase que por completo as práticas de oralidade. Dessa forma, o preconceito ganha força, pois, a modalidade em evidência é a norma padrão, restrita a escrita, fato este que nem mesmo é explicado aos alunos.
O ensino da oralidade tem aos poucos ganhado espaço nas escolas, inclusive comprovando sua presença nos materiais didáticos. Os PCN (2002, p. 63) apontam para a importância de se abordar a oralidade com o mesmo valor atribuído à literatura e à gramática.
O fato é que as práticas de oralidade, como, por exemplo, debates, seminários e entrevistas, não ocupam lugar de grande importância nas metodologias adotadas. Quando são trabalhados, os resultados são considerados insignificantes e normalmente desconsiderados. De modo geral, a oralidade é sempre abordada como um item menos importante, isso pode ser percebido no Guia do MEC para a escolha dos livros didáticos. Este vem negligenciar a implantação de tal teoria nas práticas pedagógicas.
O ponto de maior importância no trabalho com a oralidade é refletir sobre a variação linguística e desenvolver as capacidades cognitivas, devido à demonstração de adequações de uso, além de combater preconceitos relacionados ao comportamento e à linguagem humana.

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