27 março 2010

Leitura: habilidade essencial para aprender

A professora Emília Marques e os alunos do 9º"A" manhã de U. E. Prof Teresinha Bastos fazem uma análise do gênero Crônica, texto estudado durante o mês. Com foco na leitura para aprender, estudam a bibliografia do escritor Luís Fernando Veríssimo. A professora está empolgando os alunos a conhecer autor e obra, excelente iniciativa para que os alunos aprendam o estilo do escritor. Já pensando nas Olimpíadas de Língua Portuguesa as aulas sobre crônica ainda renderão muitas discussões, leituras prazerosas e engraçadas. As crônicas oferecem um panorama da sociedade em diferente épocas e locais, diferentes retratos da sociedade, por isso ótimo gênero para adolescentes criar gosto pela leitura.

O professor de Língua Portuguesa pode assumir a função de auxiliar os colegas, porém é sua função colocar as turmas em contato com gêneros menos abordados nas demais áreas, como poemas, crônicas e contos, e trabalhar para aumentar o vocabulário dos estudantes com a exploração de textos mais difíceis.





ALGUMAS DICAS DE LEITURA - Vale a pena conferir!


Antes da leitura Identificar as finalidades da leitura (com que objetivos se vai ler): para procurar informações por prazer, para conhecer determinados assuntos, para atualizar-se, para seguir instruções, para revisar o próprio texto. Antecipar ou predizer: antecipar as informações que podem estar no texto a ser lido a partir do título, do tema abordado, do autor, do gênero textual; antecipar o tema ou a ideia a partir do exame de imagens (fotos, gráficos, mapas, tabelas, ilustrações). Ativar conhecimentos prévios: incentivar os alunos a exporem o que sabem sobre o assunto/conteúdo e/ou a forma do texto. Durante a leitura Inferir: construir o significador de palavras ou expressões a partir do contexto da frase; tirar conclusões que não estão explicitadas, com base em outras leituras, experiências de vida, crenças, valores... Levantar e checar hipóteses: formular hipóteses a respeito da sequência do enredo, da exposição ou da argumentação; confirmar, rejeitar ou reformular hipóteses anteriormente criadas. Perceber as implicações da escolha do gênero e do suporte: relacionar o gênero escolhido com as intenções do autor; estabelecer relação entre suporte e organização textual. Localizar informações (explícitas ou implícitas no texto): situar quem é o autor, de que lugar (físico/social) escreve e em que época, em que situação escreve, com que finalidade; em qual portador o texto foi publicado (jornal, revista, livro, panfleto, folheto); localizar informações importantes para a compreensão do texto ou para fins de estudo; identificar palavras-chave para a definição de conceitos; localizar informações relevantes para determinar a ideia central do texto; relacionar informações para tirar conclusões. Depois da leitura Extrapolar: ir além do texto; projetar o sentido do texto para outras vivências e outras realidades; relacionar informações do texto ao conhecimento cotidiano. Apreciar criticamente o texto (estética, afetiva, ética...): avaliar as informações ou opiniões emitidas no texto; avaliar recursos estilísticos utilizados; estabelecer relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido pretendidos pelo autor.
Fonte: Na Ponta do Lápis. Almanaque do Programa Escrevendo o Futuro. Ano III. Nº 7. Agosto de 2007.

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