A formação continuada é uma ferramenta indispensável para o profissional da educação, proporciona espaço para compartilhar, construir saberes, elevar a competência dos profissionais em educação e consequentemente dos alunos.
Diante das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, quer seja de ordem econômica, política ou social, a escola e o professor em particular, enfrentam muitos desafios que dificultam seu trabalho frente às exigências do mundo moderno, como o alto índice de analfabetismo, reprovação, abandono, distorção idade-série, dentre outros fatores que contribuem para não realização desta função.
Assim, o trabalho eficiente do profissional em educação é fundamental para coordenar o planejamento pedagógico, qualificando a ação coletiva escolar. É importante ressaltar que uma das atribuições desse profissional, é propor uma relação de mediação entre professor/aluno/famíliam, em busca da efetiva aprendizagem. Outra tarefa é revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas, levar o professor e a escola, a assumirem um papel diferenciado frente ao educando. Tudo isso é que garante um crescimento mútuo entre as partes envolvidas.
A Gestão escolar, as práticas pedagógicas, a cultura, os valores da escola, o projeto pedagógico podem apontar explicações importantes para a questão da não aprendizagem, e o coordenador pedagógico pode apropriar-se de informações como estas para propor discussões referentes à aprendizagem. Ele é a peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-apendizagem, mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, respeitanto assim as individualidades de cada docente. Sua participação na elaboração e execuão do Plano de Desenvolvimento da Escola lhe dá oportunidade, junto a comunidade escolar, desenvolver ações que podem melhorar o desempenho dos alunos no sucesso escolar.
Portanto, uma formação específica faz-se necessário dentro da gestão pedagógica. Daí o porquê de se ter mais profissionais se especializando em Coordenação Pedagógica, assim ele estará buscando não só sua valorização como também a do grupo no qual está inserido, objetivando ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.
Diante das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, quer seja de ordem econômica, política ou social, a escola e o professor em particular, enfrentam muitos desafios que dificultam seu trabalho frente às exigências do mundo moderno, como o alto índice de analfabetismo, reprovação, abandono, distorção idade-série, dentre outros fatores que contribuem para não realização desta função.
Assim, o trabalho eficiente do profissional em educação é fundamental para coordenar o planejamento pedagógico, qualificando a ação coletiva escolar. É importante ressaltar que uma das atribuições desse profissional, é propor uma relação de mediação entre professor/aluno/famíliam, em busca da efetiva aprendizagem. Outra tarefa é revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas, levar o professor e a escola, a assumirem um papel diferenciado frente ao educando. Tudo isso é que garante um crescimento mútuo entre as partes envolvidas.
A Gestão escolar, as práticas pedagógicas, a cultura, os valores da escola, o projeto pedagógico podem apontar explicações importantes para a questão da não aprendizagem, e o coordenador pedagógico pode apropriar-se de informações como estas para propor discussões referentes à aprendizagem. Ele é a peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-apendizagem, mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, respeitanto assim as individualidades de cada docente. Sua participação na elaboração e execuão do Plano de Desenvolvimento da Escola lhe dá oportunidade, junto a comunidade escolar, desenvolver ações que podem melhorar o desempenho dos alunos no sucesso escolar.
Portanto, uma formação específica faz-se necessário dentro da gestão pedagógica. Daí o porquê de se ter mais profissionais se especializando em Coordenação Pedagógica, assim ele estará buscando não só sua valorização como também a do grupo no qual está inserido, objetivando ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário