01 março 2011

IMPORTÂNCIA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

A formação continuada é uma ferramenta indispensável para o profissional da educação, proporciona espaço para compartilhar, construir saberes, elevar a competência dos profissionais em educação e consequentemente dos alunos.
Diante das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, quer seja de ordem econômica, política ou social, a escola e o professor em particular, enfrentam muitos desafios que dificultam seu trabalho frente às exigências do mundo moderno, como o alto índice de analfabetismo, reprovação, abandono, distorção idade-série, dentre outros fatores que contribuem para não realização desta função.
Assim, o trabalho eficiente do profissional em educação é fundamental para coordenar o planejamento pedagógico, qualificando a ação coletiva escolar. É importante ressaltar que uma das atribuições desse profissional, é propor uma relação de mediação entre professor/aluno/famíliam, em busca da efetiva aprendizagem. Outra tarefa é revisar e refletir sobre as práticas pedagógicas, levar o professor e a escola, a assumirem um papel diferenciado frente ao educando. Tudo isso é que garante um crescimento mútuo entre as partes envolvidas.
A Gestão escolar, as práticas pedagógicas, a cultura, os valores da escola, o projeto pedagógico podem apontar explicações importantes para a questão da não aprendizagem, e o coordenador pedagógico pode apropriar-se de informações como estas para propor discussões referentes à aprendizagem. Ele é a peça fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no processo ensino-apendizagem, mantendo as relações interpessoais de maneira saudável, respeitanto assim as individualidades de cada docente. Sua participação na elaboração e execuão do Plano de Desenvolvimento da Escola lhe dá oportunidade, junto a comunidade escolar, desenvolver ações que podem melhorar o desempenho dos alunos no sucesso escolar.
Portanto, uma formação específica faz-se necessário dentro da gestão pedagógica. Daí o porquê de se ter mais profissionais se especializando em Coordenação Pedagógica, assim ele estará buscando não só sua valorização como também a do grupo no qual está inserido, objetivando ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário