06 dezembro 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR "UM OLHAR NEGRO"
















"UM OLHAR NEGRO"
PROJETO REALIZADO NOS DIAS 18 e 19 DE NOVEMBRO/2011

O projeto busca aprimorar conhecimentos da cultura africana e os reflexos sobre a vida dos afro-brasileiros em geral, rompendo com modelo vigente na sociedade brasileira garantindo a cidadania e a igualdade racial. Os valores sociais e morais são reforçados na escola, é nela também que muitos preconceitos são perpetuados de forma quase imperceptível. Portanto, é  na escola que devemos propiciar a reflexão sobre esses valores.
Um grande percentual de nossa sociedade, conhece a África pobre, sem história própria, com uma população subalterna, sem cultura e escravizada. Precisamos reverter esse quadro.
Nesse projeto pedagógico  tentamos  tirar do anonimato a verdadeira história da África e do seu povo, bem como abrir leque de discussões em torno da diversidade cultural existente em nosso país, a fim de que essa diversidade seja respeitada e valorizada.
Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores, coordenadores, diretores e alunos do ensino fundamental da Unidade Escolar Professora Teresinha Bastos envolveram-se na realização do projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra.
O objetivo geral do projeto foi tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaço para manifestação artística que proporcionem reflexão da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade avançando e articulando a lei nº 10.639/2003. A culminância dos trabalhos aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro. A exposição foi aberta para a comunidade, onde os alunos fizeram as apresentações dos trabalhos feito durante  um mês de trabalho sobre a Consciência Negra no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário