31 julho 2009

A Gripe Suína em Cordel - Autor: Orlando Paiva

O poeta portuense profº Orlando Paiva, publicou na internet mais um trabalho em Literatura de Cordel de sua autoria. Este "folheto virtual" fala sobre a temida Gripe Suína, que é transmitida pelo vírus H1N1.

A Gripe Suína em Cordel
Autor: Orlando Paiva

O mundo inteiro está alerta
Vive uma grande agonia.
Vítima de uma doença
Como há tempos não se via,
Estou falando da “Gripe Suína”
Que já virou pandemia.

Com o nome de "Nova Gripe
Também foi batizada.
Através do vírus H1N1
A mesma é propagada,
Ainda não existe vacina
Que deixe a população curada.

O Ministério da Saúde
Trabalha de prontidão,
Contra essa doença
Que assola nossa nação.
Os médicos estão tentando
Descobrir uma solução.

O H1N1 é um vírus novo
Está sendo estudado.
Ele é forte e resistente
De mistério rodeado.
Mas deixo umas dicas
De como não ser contaminado.

Uma valiosa informação
Que eu posso repassar,
É que o vírus H1N1
Não consegue voar,
Por isso o contágio “via aérea”
É difícil de se dar.

Sendo assim caro amigo
Leia com muita atenção,
O fator mais importante
Para que haja a transmissão,
É através do nariz ou boca
Ou de um aperto de Mão.

É importante você lavar
Aos mãos constantemente.
E ficar bem distante
De alguém que está doente,
Para que o mesmo não passe
O vírus H1N1 para frente.

Quando uma pessoa portadora
Tossir ou mesmo espirrar,
O vírus da Nova Gripe pode
Em superfícies lisas ficar:
Em maçanetas, dinheiro e papel
Ele também pode se alojar.

Ninguém está salvo
Mas você pode se precaver,
Evite lugares públicos
Infelizmente temos que fazer.
Alem de usar máscaras
Para poder se defender.

O vírus chega ao organismo
Através de nossas mãos,
Por isso é importante
Usar água e sabão,
O álcool em gel também serve
Para evitar contaminação.

Febre alta no corpo
É o sintoma mais popular.
Além de sentir dificuldade
Para poder respirar.
Uma forte pneumonia
Pode ainda se apresentar.

Por isso caro amigo
Posso aqui lhe dizer,
Que os doentes com câncer
E portadores de HIV,
São mais vulneráveis
Precisam se precaver.

Muitas pessoas morreram
Não podemos vacilar.
Se apresentar os sintomas
Não espere você piorar,
Vá rápido sem demora
Atendimento médico buscar.

Fica o nosso alerta
Em versos de poesia.
“Não vamos dá as mãos”
Para a nossa alegria.
Uma coisa posso dizer
Que juntos vamos vencer
Essa triste pandemia.

Autor: Orlando Paiva
Contato: (86) 3243 - 1452 ou 8801 - 0378
(email: orlandopaiva_2006@hotmail.com)

30 julho 2009

É FUNDAMENTAL GOSTAR DO QUE SE FAZ.


GESTAR II: Junta a "fome e a vontade de aprender do professor / aluno.


No dia 18/07 no município de Matias Olímpio, reuniram-se na Unidade Escolar "Augusto César Maia" a Supervisora de Ensino professora Marílda, a professora Raimunda Rodrigues Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar "São José" do município de Campo Largo, a Secretária Municipal de Educação do município de Porto a professora Ivanete Ferreira, o diretor e a coordenadora da referida unidade, os formadores do Gestar porfª Silvana Silva e o profº Paulo Freitas para apresentar a proposta do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II para os professores lotados de 6º ao 9º da rede estadual de ensino dos municípios de Campo Largo e Matias Olímpio que ministram aula de Língua Portuguesa e Matemática.

Após a entrega dos kits do Gestar, os formadores exploraram a metodologia através de slides. A formadora Silvana Silva disse que o objetivo do Gestar é criar nos professores uma cultura de estudar, por isso um dos critérios para participação do curso de formação é estar lotado de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Disse ainda que o professor precisa estar atualizado, utilizar novos métodos, tornando assim a aula atraente, buscando um novo espaço pedagógico. A formação docente é um dos pontos importantíssimos para uma aula de qualidade.

O curso de formação de professores ampliam a visão educadora, faz-nos pensar que é necessário produzir ações que ajudem a construir uma nova educação. E que só depende de cada um de nós, professores, por mais difícil que pareça é necessário que alguém dê o primeiro passo, enfatizou o formador de Matemática professor Paulo Freitas.

Os cursistas dividiram-se em grupos para a leitura e discussão dos tópicos do guia geral. Juntos, professores de Língua Portuguesa e Matemática, puderam discutir sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Em seguida socializaram as ideias discutidas nos grupos. Através das apresentações concluiu-se que o conhecimeto prévio do educando deve ser o ponto de partida do diálogo. A organização desse conhecimento inicial da totalidade da sala e a intervenção do professor, reorganizando edeias e lançando questionamentos que levem os alunos a trabalhar leitura e produção de textos de forma interdisciplinar para que a aprendizagem aconteça de forma efetiva e eficiente.

27 julho 2009

APRENDIZAGEM: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE?

No Programa Gestão da Aprendizagem Escolar os formadores, cursistas e alunos experimentam uma nova percepção de aprendizagem. A troca de experiências é constante, as leituras de mundo entre os atores do Gestar servem de oportunidades de exploração de diversas formas de linguagem.
Em Porto-Pi, dia 08/07 aconteceu o encontro para a conclusão da TP5, estudo da Unidade 20 "Relações Lógicas do Texto". Foi uma verdadeira revisão de todo o caderno de teoria e prática. No momento dos relatos de atividades de leitura em sala de aula, a formadora sugeriu a criação de sequências didáticas para trabalhar a leitura crítica. Também foi sugerido que os professores incentivem os alunos a visitarem as bibliotecas das escolas ou a Biblioteca Municipal, e ainda os laboratórios de informátia que contam com um grande acervo do Mec.
Em todas as unidades da Tp5 houve uma contextualização interessante, pois o tema transversal foi escolhido em consonância com o conteúdo em estudo. Isso tornou a TP uma das mais gostosas de se trabalhar. Durante a oficina os cursistas assistiram a um vídeo deles mesmos na construção coletiva de um texto, com imagens e conectivos, eles deram continuidade de sentido formando um texto coerênte, atividade desenvolvida na oficina anterior dia 01/07.
A dinâmica "Bingo dos sonhos" ,antes do encerramento, serviu para descontrair os cursistas depois de muitas leituras e estudos.
No final do encontro aconteceu a avaliação individual, com os aspectos a considerar no estudo dos cadernos de Teoria e Prática 03,04 e 05. Em sete ítens objetivos os cursitas responderam se concordavam, discordavam, concordavam parcialmente, não sabia ou não teriam opinião formada. Para concluir a avaliação responderam quais os aspectos positivos e em que precisam melhorar quanto a aplicabilidade das atividades do Gestar em sala de aula.
Analisando as respostas dos cursistas observou-se como aspectos positivos a forma dinâmica de avaliação das oficinas, a troca de experiências, a seleção dos conteúdos dos TPs, a ajuda do formador nos encontros pedagógicos. Nos aspectos a melhorar vale ressaltar algumas resposta como: mais recursos didáticos nos encontros, mais novidades, a assiduidade dos cursistas, mais tempo e dedicação nos estudos das TPs, aplicação das AAA, ajuda da formadora em sala de aula. Pode-se observar que algumas declarações dos cursistas são irrelevantes, visto que a prática na sala de aula é responsabilidade única do professor.

15 julho 2009

Transposição didática durante as Oficinas

Na realização das Oficinas quinzenais os cursistas trabalham sempre em grupo, separados por alguma dinâmica, ficam empolgados na resolução das atividades e na hora da socialização dos grupos.


Os encontros tem acontecido sempre na Biblioteca Municipal, lugar ideal, não só pelo espaço mas também para incentivo à leitura. Durante os encontros os cursistas sempre estão levando emprestado algum exemplar, comprometendo-se em devolvê-lo no próximo encontro.


14 julho 2009

Cordelista amigo do Gestar


O cordelista Orlando Paiva é amante da cultura nordestina, está sempre escrevendo um cordel de um assunto atual, nada escapa das suas rimas. Ministra aulas de Artes, é locutor de rádio, tem um do blogs mais visitados atualmente e ainda arranja tempo para ajudar os amigos. Já nos prestigiou em um encontro onde abordávamos o Cordel na TP3, ele leu e distribuiu aos cursistas o Cordel do amor cego, uma estória emocionante.Quem quiser ler mais sobre ele é só acessar o blog baixoparnaiba.com e conferir os lindos textos em cordel. O professor Orlando Paiva já se comprometeu em participar da culminância do projeto de leitura da Unidade Escolar Teresinha Bastos que acontecerá em agosto, e de outras atividades do Gestar nas escolar da zona rural de Porto. O Gestar conquistou vários amigos, assim é bem mais fácil assumir essa grande responsabilidade. Obrigada a todos os amigos do GESTAR II.

06 julho 2009

Cordel do Amor Cego - Autor: Orlando Paiva



Este cordel foi feito pelo portuense profº Orlando Paiva:

Em Literatura de Cordel
Um caso será versado,
Onde o mesmo está sendo
Pela internet divulgado.
Um fato impressionante
Que lhe deixará emocionado.

Existia um certo rapaz
Vivendo grande emoção,
Vítima do anjo cupido
Das flechas da paixão,
Encantado por uma moça
Que enfeitiçou seu coração.

Sua paixão pela moça
Era tipo encantada.
Pensava nela todo instante
Não se concentrava em nada,
Sentia-se muito feliz
Ao lado de sua amada.

Trabalhava o dia inteiro
Tinha uma rotina corrida.
Mas todo dia ele ia
Encontrar sua querida.
Dizia todo orgulhoso
Que ela era sua vida.

Abandonou seus estudos
Para poder trabalhar,
Seu maior desejo
Era com ela casar.
Ganhar muito dinheiro
Uma vida boa lhe dá.

Ter muitos filhos
E uma boa morada.
Vê seus sonhos acontecerem
Sua sina realizada.
Viver feliz eternamente
Ao lado de sua amada.

Mas ele vivia um dilema
Um grande tormento.
Havia um empecilho
Que impedia o casamento,
A moça não enxergava
Era cega de nascimento.

Devido à sua deficiência
Ela estava sempre a lamentar.
Dizia para o rapaz
Que só iria se casar,
Quando fizesse o transplante
E voltasse a enxergar.

O rapaz desta forma
Angustiado vivia,
Com pena da amada
Pois ela muito sofria.
Aguardando um doador
Para sua cirurgia.

Os meses se passavam
Ele aumentava seu sofrer,
Pois seu maior sonho
Era com a moça viver.
"Só depois do transplante"
Ela insistia em dizer.

O rapaz certa noite
Tomou uma decisão,
Chegou para a moça
Disse com precisão:
- Você é minha vida
Manda no meu coração.

- É grande meu sofrimento
Não agüento mais esperar,
Sofro a cada dia
É grande meu penar.
Pois só tenho um sonho
É com você me casar.

- Faço o que for possível!
Ele continuou a dizer:
- Dou minha própria vida
Para poder ter você.
Pois com você casando
Vou parar de sofrer.

Depois das palavras
Começou a chorar.
A moça lhe abraçou
E voltou a afirmar,
Que os dois se casariam
Quando ela voltasse enxergar.

Uma semana se passou
Num amanhecer de um dia,
Ela recebeu uma ligação
Que causou alegria.
Estava sendo chamada
Para fazer a cirurgia.

A cirurgia das córneas
Foi com sucesso realizada.
Sua maior vontade
Tinha sido concretizada.
A tão sonhada visão
Estava recuperada.

Dois dias se passaram
Para o namorado ligou,
Sobre sua cirurgia
Com orgulho falou.
O rapaz muito feliz
Com a notícia ficou.

Ele pediu para a moça
Ir com ele conversar.
No fim daquele dia
Ela foi lhe visitar,
Para junto com ele
O casamento marcar.

Quando viu seu namorado
Sentiu faltar o chão,
Pois ela descobriu
Naquela exata ocasião,
Que ele também era cego
Não possuía visão.

Ficou sem entender
Não soube o que falar,
Ficou desconsertada
Não queria acreditar,
Que com um cego iria
A sua vida levar.

A moça naquele momento
Mostrou seu outro lado.
Disse que não mais casaria
Com o seu namorado.
Sendo cego ele seria
Um fardo pesado.

O namorado ouvindo
Não quis acreditar.
Pois seu maior sonho
Era com ela casar.
Sentindo a dor da traição
Começou a chorar.

- Não faça isso comigo
É minha amada querida!
Ao ouvir a moça disse,
De uma forma ressentida:
- Um marido sem enxergar
É um fardo na vida!

A moça sem piedade
Sem ter dele compaixão.
Ordenou que ele esquecesse
E a tirasse do coração.
Pois a partir daquele dia
Não havia mais relação.

O rapaz quase morreu
Naquele triste momento.
As palavras de sua amada
Aumentaram seu sofrimento,
Pois seu maior sonho
Era aquele casamento.

A moça para aumentar
A sua ingratidão,
Disse que partiria
Para outra região,
Procurar novos rumos
Pois agora tinha visão.

Nesse exato momento
O rapaz disse assim:
- Meu amor por você
É fiel e não terá fim.
Cuide das minhas córneas
Faça isso por mim!

- Eu não nasci cego!
Continuou a soluçar:
- Doei-lhe minhas córneas
Para você enxergar.
Pois você me prometeu
Que só assim iria casar.

- Mas me enganei,
O destino foi traçado!
Siga agora seu rumo
Irei para outro lado.
Seja bastante feliz
Nos braços de outro amado.

Com aquela descoberta
A moça estremeceu.
Sua consciência pesou
Com o que aconteceu.
Sentiu o juízo girar
Pela rua louca correu.

Correu loucamente
Sem rumo, sem direção.
Seu namorado ficou
Numa grande aflição,
Pois havia perdido
Sua grande paixão.

Ponho um ponto final
Neste triste cordel.
O amor é mesmo assim
Às vezes doce, às vezes fel.
É sinônimo de bondade
Mas outras vezes cruel.

Autor: Orlando Paiva
Porto - Piauí

01 julho 2009

ALÉM DO GIZ...

O encontro do dia dezessete de junho teve como tema Coerência Textual, com o objetivo de caractezar a coerência na interrelação entre textos verbais e não verbais e verificar como se constrói a coerência nos textos. A contextualização de Coerência Textual com o Meio Ambiente foi muito interessante, um texto cheio de comparações que enriqueceram-no.
O depoimento de Ana Maria Machado, O mergulho no desconhecido, escrito no folder, foi motivo para outros depoimentos de mesmo teor. Na oportunidade a formadora lançou um desafio que a cada quinze dias os cursistas lessem um livro e fizesse um pequeno comentário sobre a obra lida para os colegas, fazendo assim a indicação da obra para a turma.
As dinâmicas de produção de texto rodízio de redação e a de associação das figuras, na construção de sentido, foram baseadas nas atividades Indo á sala de aula, só que com algumas adaptações.As duas atividades foram interessantes, pois pode-se observar a integração dos grupos durante o desenvolvimento e na socialização dos grupos. A formadora falou da importância da aprendizagem na seção Avançado na prática. Por fim, dicas importantes para o professores no relacionamento com os alunos em sala de aula.
Avaliação do encontro aconteceu de forma escrita, os cursistas responderam uma seqüência de perguntas referentes a aplicabilidade das atividade em sala de aula e ao próprio comprometimento com o programa. De acordo com a professora Silvana, a implantação do programa foi um desafio que valeu a pena. O resultado do trabalho desenvolvido com os alunos do ensino fundamenta maior em sala de aula, vai influenciar nos resultados da prova Brasil em outubro.
O Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar é um trabalho de pesquisa, queremos que os alunos se interessem e queiram saber sempre mais, por vontade própria, diz a formadora Silvana.
O Gestar também é festa...Na hora do lanche, a aniversariante do dia Cristiane Idenice teve uma surpresa, os colegas entraram com um bolo e cantaram parabéns para ela, a mesma fez um breve discurso agradecendo a presença de todos.