30 julho 2009

É FUNDAMENTAL GOSTAR DO QUE SE FAZ.


GESTAR II: Junta a "fome e a vontade de aprender do professor / aluno.


No dia 18/07 no município de Matias Olímpio, reuniram-se na Unidade Escolar "Augusto César Maia" a Supervisora de Ensino professora Marílda, a professora Raimunda Rodrigues Coordenadora Pedagógica da Unidade Escolar "São José" do município de Campo Largo, a Secretária Municipal de Educação do município de Porto a professora Ivanete Ferreira, o diretor e a coordenadora da referida unidade, os formadores do Gestar porfª Silvana Silva e o profº Paulo Freitas para apresentar a proposta do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II para os professores lotados de 6º ao 9º da rede estadual de ensino dos municípios de Campo Largo e Matias Olímpio que ministram aula de Língua Portuguesa e Matemática.

Após a entrega dos kits do Gestar, os formadores exploraram a metodologia através de slides. A formadora Silvana Silva disse que o objetivo do Gestar é criar nos professores uma cultura de estudar, por isso um dos critérios para participação do curso de formação é estar lotado de 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Disse ainda que o professor precisa estar atualizado, utilizar novos métodos, tornando assim a aula atraente, buscando um novo espaço pedagógico. A formação docente é um dos pontos importantíssimos para uma aula de qualidade.

O curso de formação de professores ampliam a visão educadora, faz-nos pensar que é necessário produzir ações que ajudem a construir uma nova educação. E que só depende de cada um de nós, professores, por mais difícil que pareça é necessário que alguém dê o primeiro passo, enfatizou o formador de Matemática professor Paulo Freitas.

Os cursistas dividiram-se em grupos para a leitura e discussão dos tópicos do guia geral. Juntos, professores de Língua Portuguesa e Matemática, puderam discutir sobre as dificuldades enfrentadas em sala de aula. Em seguida socializaram as ideias discutidas nos grupos. Através das apresentações concluiu-se que o conhecimeto prévio do educando deve ser o ponto de partida do diálogo. A organização desse conhecimento inicial da totalidade da sala e a intervenção do professor, reorganizando edeias e lançando questionamentos que levem os alunos a trabalhar leitura e produção de textos de forma interdisciplinar para que a aprendizagem aconteça de forma efetiva e eficiente.

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