01 julho 2009

ALÉM DO GIZ...

O encontro do dia dezessete de junho teve como tema Coerência Textual, com o objetivo de caractezar a coerência na interrelação entre textos verbais e não verbais e verificar como se constrói a coerência nos textos. A contextualização de Coerência Textual com o Meio Ambiente foi muito interessante, um texto cheio de comparações que enriqueceram-no.
O depoimento de Ana Maria Machado, O mergulho no desconhecido, escrito no folder, foi motivo para outros depoimentos de mesmo teor. Na oportunidade a formadora lançou um desafio que a cada quinze dias os cursistas lessem um livro e fizesse um pequeno comentário sobre a obra lida para os colegas, fazendo assim a indicação da obra para a turma.
As dinâmicas de produção de texto rodízio de redação e a de associação das figuras, na construção de sentido, foram baseadas nas atividades Indo á sala de aula, só que com algumas adaptações.As duas atividades foram interessantes, pois pode-se observar a integração dos grupos durante o desenvolvimento e na socialização dos grupos. A formadora falou da importância da aprendizagem na seção Avançado na prática. Por fim, dicas importantes para o professores no relacionamento com os alunos em sala de aula.
Avaliação do encontro aconteceu de forma escrita, os cursistas responderam uma seqüência de perguntas referentes a aplicabilidade das atividade em sala de aula e ao próprio comprometimento com o programa. De acordo com a professora Silvana, a implantação do programa foi um desafio que valeu a pena. O resultado do trabalho desenvolvido com os alunos do ensino fundamenta maior em sala de aula, vai influenciar nos resultados da prova Brasil em outubro.
O Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar é um trabalho de pesquisa, queremos que os alunos se interessem e queiram saber sempre mais, por vontade própria, diz a formadora Silvana.
O Gestar também é festa...Na hora do lanche, a aniversariante do dia Cristiane Idenice teve uma surpresa, os colegas entraram com um bolo e cantaram parabéns para ela, a mesma fez um breve discurso agradecendo a presença de todos.

Um comentário: