27 julho 2009

APRENDIZAGEM: QUEM ENSINA E QUEM APRENDE?

No Programa Gestão da Aprendizagem Escolar os formadores, cursistas e alunos experimentam uma nova percepção de aprendizagem. A troca de experiências é constante, as leituras de mundo entre os atores do Gestar servem de oportunidades de exploração de diversas formas de linguagem.
Em Porto-Pi, dia 08/07 aconteceu o encontro para a conclusão da TP5, estudo da Unidade 20 "Relações Lógicas do Texto". Foi uma verdadeira revisão de todo o caderno de teoria e prática. No momento dos relatos de atividades de leitura em sala de aula, a formadora sugeriu a criação de sequências didáticas para trabalhar a leitura crítica. Também foi sugerido que os professores incentivem os alunos a visitarem as bibliotecas das escolas ou a Biblioteca Municipal, e ainda os laboratórios de informátia que contam com um grande acervo do Mec.
Em todas as unidades da Tp5 houve uma contextualização interessante, pois o tema transversal foi escolhido em consonância com o conteúdo em estudo. Isso tornou a TP uma das mais gostosas de se trabalhar. Durante a oficina os cursistas assistiram a um vídeo deles mesmos na construção coletiva de um texto, com imagens e conectivos, eles deram continuidade de sentido formando um texto coerênte, atividade desenvolvida na oficina anterior dia 01/07.
A dinâmica "Bingo dos sonhos" ,antes do encerramento, serviu para descontrair os cursistas depois de muitas leituras e estudos.
No final do encontro aconteceu a avaliação individual, com os aspectos a considerar no estudo dos cadernos de Teoria e Prática 03,04 e 05. Em sete ítens objetivos os cursitas responderam se concordavam, discordavam, concordavam parcialmente, não sabia ou não teriam opinião formada. Para concluir a avaliação responderam quais os aspectos positivos e em que precisam melhorar quanto a aplicabilidade das atividades do Gestar em sala de aula.
Analisando as respostas dos cursistas observou-se como aspectos positivos a forma dinâmica de avaliação das oficinas, a troca de experiências, a seleção dos conteúdos dos TPs, a ajuda do formador nos encontros pedagógicos. Nos aspectos a melhorar vale ressaltar algumas resposta como: mais recursos didáticos nos encontros, mais novidades, a assiduidade dos cursistas, mais tempo e dedicação nos estudos das TPs, aplicação das AAA, ajuda da formadora em sala de aula. Pode-se observar que algumas declarações dos cursistas são irrelevantes, visto que a prática na sala de aula é responsabilidade única do professor.

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