1. CARACTERIZAÇÃO
ESCOLA: Unidade Escolar “NILO SOARES DO REGO”
TEMA: Despertando para a leitura
PERÍODO: Outubro, novembro e dezembro
CLIENTELA: Alunos de 6º ao 9º anos
2. INTRODUÇÃO
A escola, sendo um espaço propício ao incentivo à leitura, é capaz de fazer com que o aluno ponha em questão o universo em que está inserido, dando-lhe margens para interagir como sujeito que pensa. O aluno não pode se limitar às ideias de educadores que veem a leitura como simples decodificação de símbolos gráficos, sem buscar na sua essência os pressupostos básicos de fazer aflorar o senso crítico nos seus alunos, partindo de uma necessidade própria de instigar constantemente, socializar a curiosidade e não se satisfazer com ideias prontas, sabendo julgá-las quando necessário.
O professor é fundamental nesse processo, garantindo o espaço e as condições para que os alunos se mostrem nas suas histórias, nas suas preocupações; é ela quem vai identificar, nesse universo de representação que se desvela, os temas, os problemas e os interesses a serem trabalhados pelo grupo. Não é priorizando os aspectos mecânicos da leitura que a escola criará um leitor reflexivo, crítico e participativo, capaz de estabelecer relações com seu mundo. Essencial é a função que o professor vai exercer no encaminhamento do processo da leitura.
Cabe à escola reconhecer sua capacidade de atuar como estimuladora do processo de leitura e propiciar o máximo em experiências, não apenas com base no código linguístico escrito, mas no ouvir, comentar, criticar, sugerir, ler diferentes linguagens.
O aluno deve ter acesso aos mais variados materiais de escrita, sem, contudo, tornar-se passivo enquanto apenas recebe e aceita o que lê. Ao contrário, que seja encorajado o comentário, a crítica, a sugestão, como meios de promover a aceitação ou o questionamento sobre o texto lido. Esse parece ser um caminho mais eficaz que aquele comumente percorrido na escola.
Com essa perspectiva de despertar nos alunos a busca prazerosa pelo ato de ler, de promover a leitura entre eles de maneira autônoma, reflexiva e crítica, foi que surgiu o Projeto Despertando para a leitura, implantado pelos professores de Língua Portuguesa e Matemática cursistas do Programa da Aprendizagem Escolar – Gestar II, para os sessenta e seis alunos de 6º e 9º anos do ensino fundamental nos turnos vespertino e noturno na Unidade Escolar Nilo Soares do Rêgo.
3. JUSTIFICATIVA
O projeto “Despertando para a leitura” é uma iniciativa dos professores, coordenadores, diretores e alunos para criar em todos da escola o hábito da leitura, pois se essa experiência fosse um hábito rotineiro as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim com certeza ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
O ato de ler pertence aos elementos essenciais do universo. Segundo Paulo Freire, todos somos leitores e só a partir dessa certeza é que tudo o mais no mundo cria-se e recria-se. Através da leitura, o homem forma conceitos e questiona sentidos, generaliza palavras e particulariza idéias, comunica verdades e desconstrói hipóteses. Sem a leitura, nada no universo da linguagem é possível, e “tudo” só é possível pelo viés do universo da linguagem.
Quando um professor conta histórias em sala de aula, ele consegue levar ao seu aluno. Um dos elementos mais necessárias ao desenvolvimento do ser humano: a ação de criar, recriar, imaginar, ir além do real e conseguir ser mais sensível, mais feliz. Na verdade, todo professor deve ser um leitor, pois só assim poderá auxiliar na formação de leitores
As relações entre os povos se estreitaram com a globalização. O mundo passa por profundas transformações, e o foco hoje está centrado em um leitor que não apenas decodifica palavras, mas que passa a exercer uma relação interativa com o autor, refletindo e opinando criticamente sobre a produção textual ofertada.
Será que nossas escolas estão formando novos leitores? Ou ainda: será que nossas escolas estão preparadas para esse novo paradigma? Para responder a essas perguntas, devemos considerar que é necessária uma grande mudança comportamental que tenha como objetivo democratizar o processo de leitura. Sabemos que, durante a vida escolar, a leitura tem sido colocada de forma compulsória e ditatorial, os alunos leem avidamente na busca de assimilar o maior número de informações possível para realizarem um exame posteriormente, sem se dedicarem a uma reflexão sobre o assunto, e sim a uma rotina mecânica de aprendizagem.
Formar leitores não é tarefa fácil, e essa responsabilidade não poderá ficar restrita à escola. Os pais podem e devem participar dessa construção do novo leitor, incentivando a leitura, tornando-a um momento de integração familiar e de lazer, sentando ao lado dos filhos para contar histórias, encantando e mexendo com o imaginário dos pequenos leitores por meio de recursos como fantoches, entre outros que darão vida e movimento aos personagens de maneira que esse momento poderá se tornar uma brincadeira significativa para todos. O processo de leitura deve ser estimulado desde a infância, antes mesmo de a criança ser alfabetizada. O incentivo e o estímulo facilitarão seu aprendizado, permitindo que ela, no futuro, seja uma leitora assídua, atuante e consciente do seu papel na sociedade.
4. OBJETIVO GERAL
*Despertar os alunos a gostar de ler e interagir com o texto de modo prazeroso.
5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
* Incentivar o gosto pela leitura.
* Tornar a leitura prazerosa.
* Oportunizar ao aluno a escolha do livro que irá ler.
* Dar liberdade ao aluno de fazer críticas ou elogios acerca do livro lido.
* Conhecer diversos textos, de difentes gêneros como: fábula, conto, crônica e história em quadrinhos.
* Promover e incentivar a livre expressão de ideias.
* Compreender a importância da leitura.
* Ampliar o vocabulário.
* Possibilitar o contato com os diversos tipos de texto.
* Incentivar o uso do dicionário como recurso para o entendimento das palavras desconhecidas.
* Possibilitar a troca de conhecimentos.
* Envolver os professores da escola no um projeto de incentivo à leitura.
* Trocar opiniões e discutir interpretações sobre aspectos dos contos, das fábulas, das crônicas e das histórias quadrinhos.
6. PROBLEMATIZAÇÃO
5.1.O QUE SABEMOS?
• Que professores e alunos tem dificuldades na leitura e interpretação de textos.
• Que a escola possui um razoável número de livros em consideração ao número de alunos de 6º ao 9º anos matriculados na escola.
• Que trabalhar com projetos traz resultados considerados quanto à aprendizagem.
• Que os alunos não são estimulados a praticar leitura por prazer.
• Que a escola apoia o projeto de incentivo à leitura.
5.2. O QUE QUEREMOS SABER?
• Conhecer diversos gêneros textuais.
• Quais os motivos que interferem na aprendizagem dos alunos.
• Que tipos de atividades de leitura que mais interessam aos alunos.
• Descobrir os alunos que gostam de produzir diferentes tipos de textos.
• Quais os gêneros preferidos pelos alunos.
5.3. COMO VAMOS FAZER?
• Serão selecionados livros e textos de autores consagrados como Ruth Rocha, Monteiro Lobato, Luís Fernando Veríssimo, etc.
• Ler e produzir histórias em quadrinhos.
• Expor o maior número de textos no mural da escola para chamar a atenção dos alunos para leitura dos mesmos.
• Durante a leitura dos textos, o professor faz comentários, perguntas, contextualizações, esclarecimentos sobre o tema, ou significados de palavras ou expressões, enfim, o que for necessário.
• Após a leitura do texto, os alunos, em grupo, escolhem o que vão produzir em seus trabalhos: uma parte do texto, ou o todo o texto, ou uma das personagens, enfim, o que mais lhe agradou.
• Os textos produzidos serão registrados no blog do Gestar II: as produções individuais e coletivas.
7. MATRIZ CURRICULAR
• Língua Portuguesa
• Matemática
• História
• Geografia
• Ciências
• Artes
• Ensino Religioso
• Língua Estrangeira
• Temas Transversais
8. OBJETIVOS
CONCEITUAIS
• Pesquisar, conhecer, ler, identificar, saber, fazer, produzir, criar.
PROCEDIMENTAIS
• Dramatizar, apresentar, relatar, montar, recortar, demonstrar, expor, orientar.
ATITUDINAIS
• Valorizar, identificar, reconhecer, recriar, gostar, criticar, respeitar.
9. DESENVOLVIMENTO
• Os alunos irão ler histórias em quadrinhos selecionadas pelos professores, irão aprender os formatos dos balões, a linguagem adequada aos quadrinhos, as onomatopeias, as imagens. Para que possa produzir seus próprios quadrinhos. Pois sabemos que as HQ tem o poder de estimular os jovens no que diz respeito à leitura.
• Os professores promoverão rodízio de leitura nas salas de aulas, onde uns alunos farão o comentário do livro lido e empolgará os colegas a ler também.
• Todos os textos produzidos serão revisados por eles mesmos e pelos professores para que eles possam fazer a reescritas, antes da exposição no mural da escola.
• Estudo da biografia de alguns dos escritores escolhidos nos determinados gêneros: para o gênero fábula o escritor Monteiro Lobato; para o gênero conto Ruth Rocha; para o gênero crônica Luís Fernando Veríssimo.
10. RECURSOS
HUMANOS
• Alunos, professores, diretores, coordenadores, pessoal administrativo, pais e comunidade.
MATERIAIS
• Livros variados de poesias de autores brasileiros
• Cartazes, vídeos, jornais, revistas
• Pincéis hidracor, cola, tesoura, papel ofício,cartolina, fita adesiva, cordão
• Datashow, notbook, caixa amplificada
11. CULMINÂNCIA
A culminância do projeto será realizada através de : dramatizações, produções de textos como: fábulas, contos e crônicas, histórias em quadrinhos.As apresentações acontecerão no pátio externo da escola, com a presença de toda a comunidade escolar.
12. AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado através de relatórios, material fotográfico, depoimentos dos alunos, professores e pais de alunos.
O ato de avaliar é contínuo, e contínuas deverão ser as dinâmicas de acompanhamento de todos os envolvidos na vivência deste projeto. As produções serão editadas no blog do Gestar II de Língua Portuguesa (gestarsilvana.blogspot.com)
13. BIBLIOGRAFIA
• TPs do Programa Gestar II;
• Projeto Araribá-Português- Editora Moderna 2006
• Revista Nova Escola- Agosto 2009/ Setembro 2009
• Dicionário Aurélio
• Revista ConstruirNotícia Nº33 Ano 06-Março/Abril
ANEXOS
Dos brasileiros de 15 a 64 anos...
61% têm muito pouco ou nenhum contato com os livros
47% possuem no máximo dez livros em casa
30% localizam informações simples em uma frase
37% localizam informação em texto curto
25% estabelecem relações entre textos longos
Quantos livros uma pessoa lê por ano...
França 7
Estados Unidos 5,1
Itália 5
Inglaterra 4,9
Brasil 1,8
Fonte: Câmara Brasileira do Livro, Instituto da Biblioteca Nacional, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Ministério da Educação
QUE BOM!
ResponderExcluirQue bom saber que o Programa GESTAR II de Português e matemática, no ano de 2009, foi desenvolvido totalmente e com tamanha qualidade. Parabéns aos formadores e especificamente aos cursista que com certeza aproveitaram cada unidade para ampliar suas tecnicas e ampliar seus valores. Prof. Sílvia
Excelente!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirlindo projeto!!!!!!
ResponderExcluirOlá, sou diretor de escola e gostei muito do projeto. Solicito a permissão de vcs para utiliza-lo como parâmetro para a construção do nosso Projeto.
ResponderExcluirDesde já agradeço
Prof. Me Robson Bueni
excelente.
ResponderExcluirExcelente !!
ResponderExcluirParabéns pelo projeto! 👏🏻👏🏻
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