20 novembro 2009

RELATÓRIO DA 16ª OFICINA DO GESTAR II

PORTO-PI,18/NOVEMBRO DE 2009.
Iniciamos o encontro com uma dinâmica para descontrair e animar o ambiente.
No pátio da Unidade Escolar “Otávio Falcão” tivemos um momento agradável com uma dinâmica que trabalhava a parceria, cumplicidade, confiança entre as duplas que foram formadas de forma aleatória. Os cursistas receberam um cartão com a mensagem “Seja sempre assim, doce como mel...” e um favo de mel, depois eles trocaram os cartões entre si.Contamos com a participação da diretora da Unidade Escolar “Nilo Soares do Rego” que leu a mensagem inicial “Adote um adulto”, que fez-nos refletirmos sobre como estamos conduzindo nossas vidas e como temos contribuído para a vida das pessoas que gostamos. O diretor Dário Kardec também participou do encontro e mostrou-se solícito para que tudo acontecesse a contento.
A cursista Suelly fez os comentários sobre a III Semana Cultural desenvolvida pela Unidade Escolar Otavio Falcão realizada nos dia 09/11 à 13/11/09, ela destacou os pontos positivos e negativos da preparação a conclusão do evento. A mesma destacou a participação dos alunos do ensino médio que trabalharam com documentários sobre o poeta Fernando Pessoa. A formadora Silvana Silva destacou a participação das turmas da professora Luzia Carvalho que trabalhou dramatizações utilizando a variação lingüística.
Após a divisão dos grupos a formadora sorteou o estudo das seções da Unidade 05 -Gramática: seus vários sentidos e Unidade 06 - A frase e sua organização. Os objetivos principais da Oficina foram: Caracterizar as gramática interna, gramática descritiva e a gramática normativa; Estabelecer a diferença entre frase, período e oração; Identificar a pertinência das diferentes organizações da frase e do período em cada texto.
Depois dos estudos de grupo socializaram as conclusões a que chegaram, sempre abrindo espaço para as experiências de sala de aula. A todo momento um cursista queria dar sua contribuição para enriquecer nossos estudos.
Durante o intervalo alguns cursista gravaram um vídeo sobre a importância do Programa Gestar II para a aprendizagem dos alunos na prova Brasil
As mensagens do quadro “nossas histórias” apareceu novamente, desta vez foram as professoras Rosa Mística e Luzia Carvalho, os amigos das mesmas relataram histórias engraçadas que aconteceram há muitos anos atrás.
Marcamos o último encontro para concluirmos o estudo das TPs, que acontecerá dia 02/12, de 8:00h às 17:00, com local a ser combinado e avisado com antecedência. Após a conclusão das atividades propostas, acontecerá um momento de confraternização com as duas turmas, Língua Portuguesa e Matemática no Club de Eventos Marruás.
Gestar II de Língua Portuguesa
Formadora Silvana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário