17 maio 2010

Proposta Pedagógica: autonomia da escola


Irisneide aluna do 9º ano "A" noturno é a representante do corpo discente no Conselho Escolar.


A Unidade Escolar "Nilo Soares do Rêgo" situado na localidade São Francisco em Porto-Pi, reuniu-se no último sábado,para a conclusão da reestruturação da Proposta Pedagógica.Participaram do encontro a diretora e diretora adjunta, coordenadores, professores e os membros dos Conselho Escolar.A proposta pedagógica é um processo e precisa sempre estar sendo revisto e reescrito.Estes foram alguns pontos discutidos desde o início(em fevereiro)da reestruturação da proposta.

O papel da Escola:
A escola não cumpre seu papel a contento sem um projeto educativo que defina, entre outras coisas, valores coletivos assumidos por ela. Isso deverá transparecer no seu relacionamento com funcionários, alunos, pais e comunidade onde está inserida.
Conforme esses valores vão se tornando claros, todos os funcionários, e não apenas as equipe pedagógica, devem ser motivadas a segui-los.
Trabalhar numa escola implica estar comprometido com seu objetivo maior: educar.
O projeto educativo é um processo contínuo da escola, no qual professores, coodernadores e diretor discutem objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, etc.
O trabalho pedagógico em grupo, sistemático, cria entre a equipe escolar um clima de corresponsabilidade, um compromisso permanente com a qualidade do ensino. Só assim a escola terá condições de encontrar sua personalidade e cumprir seu papel: informar e formar.
A escola deve criar condições para que os alunos possam:
• Desenvolver suas capacidades;
• Desenvolver sua identidade pessoal e a socialização;
• Construir valores;
• Ter acesso a conhecimento que os preparam para uma atuação ética, crítica e participativa na sociedade, no âmbito cultural, social e político;
• Valorizar a cultura de sua comunidade, a cultura brasileira e a universal.
O Professor:
Ele continua a ser o responsável pelo ensino dos conteúdos, mas numa perspectiva mais ampla, que implica:
• Ter consciência de que a aquisição de conhecimento pelos alunos envolvendo um complexo processo de reorganização e construção mentais para assimilar e interpretar os conteúdos escolares.
• Ter consciência de que a aprendizagem deverá ser significativa para os alunos – eles precisam saber por que e para que estão aprendendo algo.
• Propor problemas, desafios, que levem o aluno a elaborar hipóteses e experimentá-las.
• Reconhecer as diferenças individuais e criar condições para que todos possam aprender.
• Reconhecer que o erro faz parte do processo de aprendizagem. Intervir positivamente, estimulando o aluno a reformular suas hipóteses até chegar ao resultado adequado.
• Conhecer cada aluno, sua história de vida, seus conhecimentos prévios.

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