05 novembro 2010

NUTRICIONISTA VISITA ESCOLA E CONVERSA COM ALUNOS E FUNCIONÁRIOS - PORTO-PI









O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) compõe uma das ações da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e tem por objetivo atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Atualmente o município conta com 05 creches e 24 escolas municipais, sendo 20 escolas na zona rural. E para cumprir os objetivos do programa, a Secretaria de Educação por meio da Prefeitura Municipal realiza nessas unidades visitas técnicas para acompanhar, orientar e avaliar a alimentação oferecida aos estudantes. A doutora Maria Dias, sempre acompanhada dos membros do Conselho da Merenda Escolar, visita as escolas para conversar com os alunos e funcionários para explicar a importância de termos uma alimentação saudável para poder crescermos fortes e sadios.


De acordo com a nutricionista o critério de avaliação tem por objetivo verificar os pontos críticos das cozinhas escolares, incluindo a higiene do ambiente, seguido do preparo e distribuição dos alimentos. 'As refeições devem ser preparadas por funcionários com exclusividade somente para a produção e distribuição dos alimentos aos alunos, necessitando de muita atenção nos cuidados com higiene geral, evitando contaminações diretas, indiretas e cruzadas", comenta.

Para Maria o cardápio deve ser elaborado de forma que atenda as necessidades nutricionais das crianças durante o período que estiverem em sala de aula, contribuindo assim para o crescimento e desenvolvimento dos alunos, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos alimentares saudáveis.

Além disso, mudando alguns hábitos alimentares é possível melhorar o desempenho escolar, aumentar a disposição e a concentração, além de aproveitar os benefícios adquiridos pela ingestão de alimentos ricos em nutrientes e vitaminas (como uma boa memória e aumento da imunidade).
E a nutricionista adverte quanto aos malefícios causados por uma alimentação inadequada: "a ingestão exagerada de gorduras, açúcares e sal, causam vários prejuízos a saúde. A criança pode desenvolver problemas cardiovasculares, hipertensão e obesidade".

Dessa forma é preciso prevenir a começar pela a qualidade no serviço de alimentação escolar depende de um conjunto de fatores, que compreende a realização diária de supervisão de campo com visita, além do treinamento das merendeiras, através de técnicas didáticas adequadas, incluindo o preparo das receitas que estiverem no cardápio da merenda.


Com informações da Nutricionista da Merenda escolar Maria Dias Alves Nogueira.

Porto(PI),05 de novembro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário