19 agosto 2011

PROGRAMA ALFA E BETO

Os professores das Unidades Escolares João Antonio de Miranda, Tote Oliveira, Nilo Soares do Rêgo, Profª Albertina Damasceno e Profª Edite Lima lotados nos 1º e 2º ano da rede municipal de ensino de Porto-PI participaram da capacitação do Programa Alfa e Beto nos dias 15 a 18/08/11. A Secretária Municipal de Educação professora Ivanete Rocha e a coordenadora Kelly Marques iniciaram a formação falando sobre a importância da alfabetização dos alunos na idade  própria. O curso aconteceu na Secretaria Municipal de Educação e tem a finalidade de ajudar os professores na organização das aulas.
Durante o encontro, a coordenadora do Alfa e Beto repassou aos professores informações pertinentes ao desenvolvimento de atividades em sala de aula, como a relação existente entre o livro e o manual de consciênia fônica, e sugeriu ações para serem realizadas com alunos atendidos  pelo programa.
A finalidade desse encontro é subsidiar os professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais a desevolver atividades que promovam a alfabetização  plena das crianças. O Programa disponibiliza um vasto material a ser trabalhado por cada professor e se diferencia pelo acompanhamento constante dado ao profissional, que se vê amparado para solucionar as dificuldades surgidas no cotidiano. Além disso, o Alfa e Beto traz a dinamicidade necessária para estimular a criança a ler e escrever.
O principal objetivo do Alfa e Beto é fazer com que os alunos aprenda a ler, uma vez que a leitura é a base para a continuação da escolaridade. "Dessa forma, propomos estratégias para recriar uma rotina de ensinar os alunos a ler. Quanto mais cedo isso acontecer, melhor será para o aluno e professores que utilizam a metodologia do Alfa e Beto", conclui a professora Ivanete Rocha, Secretária Municipal de Educação.
O Programa Alfa e Beto de Alfabetização dispõe de um conjunto rico e variado de materiais que contemplam todas as competências previstas no Programa de Ensino:
Consciência Fonêmica
Princípio Alfabético
Decodificação
Fluência
Desenvolvimento de vocabulário
Estratégias de compreensão de textos
Competência da escrita
O programa e os materiais são elaborados de acordo com os princípios de ensino estruturado, facilitando a vida do professor.
Todas as propostas de atividades do programa são baseadas nas evidênicas científicas atuais da Ciência Cognitiva da Leitura.
O ensino da decodificação utilizada pelo método fônico, comprovadamente o mais eficaz para promover a efetiva alfabetização das crianças.
Há materiais para o aluno, para a classe, para o professor, para a escola e para a Secretaria de Educação.
O programa inclui instrumentos de gerenciamento pedagógico para o professor, escola e Secretaria de Educação.
O IAB oferece capacitação e assitênica gerencial e pedagógica.












Nenhum comentário:

Postar um comentário