27 agosto 2009

APRENDER A ENSINAR

Relatório do Gestar II em 26/08/09
Polo Porto- PI

Em homenagem ao dia da Igualdade da Mulher, iniciei o encontro com uma mensagem à todas as mulheres da turma do Gestar II de Língua Portuguesa, o vídeo “Amélias de hoje”.
Entreguei o folder e li as 10 maneiras de fazer com que nossos alunos adquiram o gosto pela leitura. Aproveitei a oportunidade para falar do projeto “Redescobrindo a Poesia” desenvolvido pelos professores e alunos da Unidade Escolar “Professora Teresinha Bastos”, que teve sua culminância no dia 22/08/2009. Fiz uma breve avaliação do evento, li um cordel produzido pelos alunos do 7º “A” e cantamos uma paródia dos alunos do 6º."A". Reforcei a importância de se trabalhar com projeto, envolver os alunos, trabalhar a interdisciplinaridade. É preciso dar sentido a leitura.
No primeiro momento aconteceu as conversas relacionadas ao avançando na Prática. Convidei as professora Suelly Moura e Adriana Bastos para relatarem as atividades desenvolvidas em sala de aula. Ambas falaram da riqueza das atividades e de como os alunos sentem-se estimulados a participar, se envolverem nas aulas. A professora Suelly disse que um de seus alunos lhe perguntou de onde ela tirava aquelas atividades, as dinâmicas, e ela respondeu que era do Gestar, programa em que o professor aprende para ensinar.
Logo a seguir fiz a leitura dos objetivos do Tema: Leitura e processos de escrita II, Teoria e Prática 06- Unidade 22 “Produção textual: planejamento e escrita”, com o tema transversal Diversidade Cultura. Apresentei a Oficina da página 219, atividade referente as duas primeiras unidades da TP6.
Os cursistas resolveram o texto de Moacir Scliar sobre “Espírito Carnavalesco” , uma crônica . A atividade seguia pedindo aos cursistas que continuassem a crônica e que ainda registrassem os passos dessa atividade, ou seja, o planejamento. Um redator fez as anotações e apresentou o planejamento, ou seja, as etapas na produção do texto, justificando-as.
A professora Maria Emília fez a avaliação dessa atividade, ressaltou a importância do trabalho em grupo, das discussões, do saber ouvir, do consenso para chegar ao produto final. Durante as discussões nas Oficinas é sempre colocado que o conhecimento prévio do educando deve ser ponto de partida do diálogo. A organização desse conhecimento inicial, é, sem sombra de dúvidas, muito eficaz que qualquer aula expositiva na qual não se pensa, não se reflete, não fazem relações e não se constrói absolutamente nada. Aulas nas quais apenas se repete o que está escrito nos livros didáticos, o que está escrito no quadro de giz, ou, pior ainda, o que o professor ditou durante a aula para manter a organização da classe.
Em seguida foi entregue um texto que eles mesmos fizeram em uma das oficinas passada, numa dinâmica de rodízio de redação, para que eles fizessem a releitura do texto e indicasse algumas estratégias que poderiam melhorar o texto.
A professora Suelly questionou o pouco tempo de estudo para as TPs, já que tem tantas outras atividade pedagógica.
No final do encontro eles leram o texto produzido referente a Seção 01, pág. 87, sobre sua experiência profissional e o planejamenento que fizeram para a construção do texto.
Foi registrada a visita da diretora da Unidade Escolar “ Nilo Soares do Rego” Juliene Lima, do aluno do EJA Rodrigo Bastos (que faz as caricaturas) e da professora de matemática Kelly Marques.
A cursista Lidiane Quinto Brito leu um texto de Carlos Drummond de Andrade para reflexão dos professores. A poesia de Drummond faz um apelo aos professores a rever, reavaliar sua práticas.



Formadora do Gestar II de Língua
Professora Silvana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário