14 agosto 2009

Resgatando o prazer em aprender

2º Encontro do Gestar em Matias Olímpio

No dia 08 de agosto aconteceu o segundo encontro do Gestar II na Unidade Escolar “Augusto César Maia”, para o estudo da oficina quinzenal do Programa de Gestão da Aprendizagem Escolar com os professores da rede estadual de ensino que ministram aulas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Iniciamos os estudos com a TP3 -Gêneros e Tipos Textuais: do intuitivo ao sistema, que tem como objetivo Identificar as diferenças e semelhança na organização dos textos utilizando em diversos contextos de uso de linguagem.
A Dinâmica a cesta de beijos foi a atividade de boas-vindas para descontração da turma e encorajamento para um dia de muitos trabalhos e discussões.
Na oportunidade as cursistas Francisca Maria, Jaqueline Marques, Maria Alves, Sônia Rodrigues , Simone e Irene Afonso construíram o Contrato Didático do Gestar, em que apareceram expressões como compromisso, dinamismo, amor, leitura e resolução das atividades das TPs, esperança e fé. Percebe-se o entusiasmo dos cursistas na participação da formação de professores, é o Gestar resgatando o prazer em aprender...
O Estudo da Unidade 09 da aconteceu de forma coletiva, com leituras e pausas para as discussão das atividades e troca de experiências. A professora Jaqueline Marques deu vários depoimentos de atividades de leitura e produção de texto que ela produziu com os alunos dela.
Os livros de Apoio a Aprendizagem aos Alunos são materiais de apoio enriquecerão o trabalho em sala de aula e na organização de esquemas de estudo necessário para o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Essas são oportunidades de diversas formas de linguagens e mídias. Para aproveitar de todos esses recursos, é imprescindível que os professores das escolas estejam envolvidos e se identifiquem com a proposta do Gestar.
A formadora Silvana Silva falou sobre a importância da leitura na sala de aula, é o professor que tem que promover esse espaço, criando situações de leitura. Pois um professor criativo poderá desencadear um trabalho de leitura eficiente, provocando assim o gosto pela leitura. Ela fez a indicação do vídeo AS 10 Fábulas de Celson Antunes sobre fábulas, que faz uma reflexão sobre o papel do professor nesta nova expectativa de aprendizagem onde o aluno é o foco. A formadora lembrou, que, conforme os PCNs, para que a aprendizagem no estudo da Língua Portuguesa possa ser fundamental na formação de cidadãos, é necessário que todos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvintes, interpretes, compositores e improvisadores, dentro e fora da sala de aula.
Nas considerações finais juntaram-se as duas turmas Português e Matemática e fizeram a avaliação do encontro utilizando alguns objetos (borracha, agulha e linha, clip, cola,fósforo etc.), referindo a função do objeto o cursista fez a análise do encontro. E em seguida assistiram a um vídeo em homenagem ao dia dos pais.
Silvana Silva
Formadora do Gestar II de Língua Portuguesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário