28 agosto 2009

O DESEJO DE APRENDER


Relatório do 3º Encontro do Gestar II de Língua Portuguesa
em Matias Olímpio -em 22/08/2009

Em homenagem ao dia do Folclore iniciamos o encontro com provérbios, as duas turmas do Gestar II de Língua Portuguesa e Matemática, todos de pé e em círculo, cada cursita pegou um papelzinho em que estava escrito um provérbio chinês, todos leram e explicaram o que tinha entendido fazendo uma analogia com nossa profissão.Depois foram pra suas respectivas salas.
Entreguei o folder e fiz a leitura dos textos, parlendas e provérbios, indicações do “Indo à sala de aula” da Teoria e Prática - TP3 . Que tem como tema: GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS com os objetivos : distinguir as características de gênero literário e de gênero não literário; Caracterizar gênero poético, de acordo com a função estética da linguagem; Caracterizar uma das formas de realização do gênero poético: cordel.
Apresentei um vídeo Cordel do amor cego do poeta portuense Orlando Paiva.
Como são poucos cursistas fazemos as leituras compartilhadas e discutimos as possíveis respostas às questões das seções.
Falei sobre o projeto “Redescobrindo a Poesia” desenvolvido pela Unidade Escolar “Professora Teresinha Bastos” em Porto-PI, ressaltei os pontos positivos e negativos que aconteceram durante a culminância do projeto. E ainda disse que o único ponto negativo é a falta de compromisso de alguns professores que não querem participar, alegando que os alunos não tem interesse pela atividade, e sabemos que os alunos precisam ser empolgados, estimulados a realizar qualquer que seja a atividade.
Depois de tanta conversa, tentamos juntos tirar algumas conclusões sobre a experiência do gênero poético, e do cordel. Bom, foram tantas as experiências de que participei nestes últimos encontros, tantas outras de que ouvi relatos, sempre tão interessantes, que vale a pena registrar, trocar receitas com os amigos cursistas e outros professores de outras disciplinas, provocando assim o desejo de aprender primeiro em nós, pra depois em nossos alunos.
No final do encontro, as cursitas utilizaram provérbios para fazer a avaliação da Oficina, eis alguns:
“Aquele que pensa que é demasiado grande para fazer trabalhos pequenos é talvez demasiado pequeno para fazer trabalhos grandes.”(Autor desconhecido)
A proposta é de humildade: não há trabalhos sem valor,todo trabalho tem que ser valorizado por mais humilde que seja, esse provérbio também se aplica aos nossos colegas de trabalho, explicou uma das cursistas.
“A maior recompensa do nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma.”(John Ruskin)
A maior recompensa do nosso trabalho é o conhecimento, a aprendizagem e a experiência que adquirimos nas capacitações, disse outra cursista.
“ O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade”(Voltaire)
Os ensinamentos são para a valorização do trabalho contra os vícios, e a leitura é uma das práticas que ocupa a mente e faz com que a pessoa sonhe, viaje, afaste os males.
Antes de concluir pedi que uma delas fizessse as últimas considerações. Em seguida chamamos a turma de Matemática pra juntos assistirmos o vídeo “ O trem” que traz uma linda lição de vida pra todos nós, seres humanos, para repensarmos nossa caminha nesta viagem que é a vida.
Formadora do Gestar II de Língua Portuguesa
Silvana Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário