26 agosto 2009

Projeto "Redescobrindo a Poesia"


ESCOLA: Unidade Escolar “Professora Teresinha Bastos”
TEMA: Redescobrindo a poesia
PERÍODO: Primeiro semestre letivo de 2009
CLIENTELA: Alunos de 5º ao 9º anos
Um professor comprometido com a verdadeira filosofia da educação está sempre buscando situações de aprendizagem que ajudem seus alunos a se descobrirem cidadãos do mundo. Para isso deve trabalhar a leitura de maneira lúdica e prazerosa para desenvolver potencialidades, formar competências, favorecer oportunidades, a fim de que adquiram autonomia progressiva e saibam partir de referenciais para construírem novos conhecimentos.
Percebendo as dificuldades dos professores trabalharem leitura e interpretação de texto, os professores cursistas do Gestar II de Língua Portuguesa resolveram trabalhar o projeto


“ Redescobrindo a poesia”,visando solucionar esse problema. Sendo a leitura uma “janela aberta para o conhecimento”, justifica-se um trabalho de incentivo a ler, entender, opinar, criar,compartilhar. Ações essas que formam alunos pensantes e participantes, tornando-os conscientes da importância do hábito de ler. Com o objetivo de desenvolver a aprendizagem leitora construindo ações que permitam reconhecer a leitura de textos poéticos como fonte de prazer e de conhecimento de mundo. O projeto aconteceu de forma interdisciplinar, contando com o apoio de todos os professores das outras disciplinas, que pode ser observado em algumas das produções a seguir.




Líquido precioso

Líquido incolor,
Que sacia a nossa sede,
Às vezes, no mar azul
Às vezes, no mar é verde.

Apresenta-se na natureza
Nos estados: sólido, líquido e gasoso
Devemos cuidar bastante
Deste bem tão precioso;

No Brasil, temos em abundância,
Muitos usam com ignorância.
Lavam calçadas, motos e carros...
Desperdício total!
Não sabendo do grande mal,
Causando morte real.

Autores: Alunos do 6º “A” Manhã




Preservar

Precisamos da água
Para nossa sobrevivência
As pessoas polui a água
E não sabe as consequências.

Sem a água não tem vida
Nós também não vamos ter
Se a água acabar
Nós também vamos morrer.

A água é um bem precioso
Que temos que cuidar
Use sempre bem a água
Pra ela nunca acabar.

Suênya




QUESTÕES MATEMÁTICAS

Número no papel
apago,
corrijo,
escrevo,
rabisco,
risco e
arrisco
Aqui vai uma divisão
ou uma subtração.
Socorro!!!
Alguém me salve dessa multiplicação.


Izaniel Geronço
9º Ano “A”

Um comentário: